Voltar para a tela anterior.

Projetos prioritários para o combate à criminalidade em Caxias são selecionados

Demandas irão buscar recursos do PISEG


Dando seguimento à construção de projetos que serão apresentados ao governo Eduardo Leite e à classe empresarial da cidade, as prioridades estratégicas no combate à criminalidade em Caxias do Sul foram definidas na segunda-feira (17/06). Em reunião, a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e as lideranças de segurança do município elencaram os tópicos a pleitearem recursos da nova legislação estadual de compensação tributária, o PISEG.

Em uma primeira reunião realizada, o grupo de trabalho havia listado mais de 20 ações consideradas necessárias ao combate da criminalidade. Na reunião desta semana, foram elencados os principais entre esses itens, considerados prioritários e mais viáveis para dar andamento ao projeto.

1) Decentralização do Instituto Geral de Perícias (IGP) – para agilizar os processos de investigação, geração de provas, e processos judiciais;

2) Ampliação e modernização do Centro Integrado de Operações – uso de tecnologia inteligente no videomonitoramento urbano com programas analíticos de imagens e integração das forças de segurança para otimizar os resultados neste setor;

3) Aquisição de viaturas com formatação especial para as corporações de segurança – viaturas especiais como de transporte de presos e veículo-baú.

“O grupo entendeu a proposta de que as prioridades deveriam ser selecionadas considerando os benefícios globais e não pontuais de cada corporação ou órgão. Fizemos uma seleção de pleitos importantes”, avalia a presidente da Comissão de Segurança, Paula Ioris.

O próximo passo será elencar os responsáveis pelos projetos, para que encaminhem o detalhamento de cada pauta e o orçamento.

A reunião foi realizada na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar. Participaram representantes da Brigada Militar, CRPO Serra, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Susepe, Bombeiros, Consepro, e representantes dos vereadores Adiló Didomênico e Gládis Frizzo. Também fazem parte da comissão os vereadores Renato Oliveira e Velocino Uez.

PISEG

O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG (lei 15.224/2018), prevê a destinação de 5% de ICMS arrecadado para um conjunto de ações que represente um avanço no município, com reflexos em toda a região.

19/06/2019 - 16:14
Gabinete da Vereadora Paula Ioris
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo