Voltar para a tela anterior.

Bancada do PDT lamenta morte da sua presidente e líder comunitária

Maria Aparecida Stecca, a "Cida Pedreira", era uma referência no partido


Primeira mulher a presidir o PDT de Caxias do Sul, cargo que assumiu no começo deste ano, a líder comunitária Maria Aparecida Stecca, a Cida, morreu aos 61 anos, no final da tarde desta sexta-feira (10). Ela estava internada no Hospital Pompéia desde 1º de maio, quando teve uma parada cardiorrespiratória. A pedetista nasceu em São José dos Campos (SP), era divorciada e não tinha filhos. Cida veio para Caxias do Sul em 1978 e começou a trabalhar como auxiliar contábil em uma empresa, onde ficou por quase 30 anos. Atualmente, estava aposentada. A família veio de São Paulo para acompanhar seus últimos momentos de vida.

Referência no movimento comunitário e sindical caxiense, Cida auxiliava diretamente nas demandas do Loteamento Portinari, onde morava, junto à prefeitura, Câmara de Vereadores e demais órgãos, principalmente situações relacionadas à infraestrutura, habitação e saneamento básico. Ela também colaborava com associações de outros bairros, como lutas por regularizações fundiárias. Pelo PDT, também foi presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) de Caxias do Sul. Em suas manifestações, sempre destacou a responsabilidade de defender as bandeiras trabalhistas e sociais priorizadas pelo partido. Cida também foi diretora de Habitação da União das Associações de Bairros (UAB), entidade que sempre atuou, e trabalhou no Orçamento Comunitário (OC) no governo do prefeito Alceu Barbosa Velho.

Em recente entrevista ao Jornal Pioneiro, Cida declarou seu orgulho em presidir a sigla:

"Acho que se abre um caminho para as mulheres do PDT, para toda essa juventude do PDT que está vindo, saber que existe essa possibilidade e que tem como conseguir. É uma trajetória difícil e demorada, mas tem como chegar lá. Nós estamos com uma juventude muito boa no PDT, estamos com lideranças muito fortes, e é por isso que eu digo, o PDT é maior do que tudo isso. O PDT é muito forte, muito grande, e a gente está fazendo de tudo e vamos conseguir, sim, fazer com que o PDT seja um dos grandes partidos de Caxias como é. Que termine toda essa discussão interna para a gente fazer com que o PDT ande para frente."´

Mulher Cidadã -
Na noite de 11 de maio de 2011, Cida foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Cidadã, na categoria "Atividade Comunitária". Na solenidade, foi lembrada a trajetória de Cida, como uma mulher que sempre esteve presente nos grandes debates , seja na questão da educação, geração de emprego e renda, profissionalização dos jovens, esta bandeira que defendia como forma de afastá-los das drogas e inseri-los no mercado de trabalho. Cida costumava ressaltava  importância das mulheres no movimento comunitário. O vereador Edio Elói Frizzo/PSB foi quem fez o discurso em homenagem à Cida:

"Era uma mulher que lutou sempre de forma aguerrida pelas que mais necessitam de ajuda", disse Frizzo.

Durante a entrega do prêmio, Cida defendeu não apenas a luta social e comunitária, mas a defesa dos direitos das mulheres.

"Quando entramos nesta luta pelos direitos das mulheres começamos a sentir a dificuldade em se fazer cumprir a Lei Maria da Penha. Embora tenhamos avançado muito, os privilégios para os agressores continuam. Vemos que mulheres morrem todos os dias vítimas de agressões bárbaras, sendo torturadas moralmente pelos seus ditos parceiros. Não é possível aceitar calada o que está acontecendo", disse Cida, em seu pronunciamento, também pedindo para os homens ajudarem a defender as mulheres.

"Cida Pedreira" -
Também em entrevista ao Pioneiro, Cida traduziu a sua luta pela comunidade.

"Um dia, eu quebrei um pau com um secretário no primeiro andar da prefeitura que se ouvia no terceiro piso. E o pessoal: 'Meu Deus do Céu, a Cida Pedreira chegou.' E era assim, eu fazia um barraco. E continuo fazendo, talvez não da maneira que eu fazia, mas continuo", declarou.

O apelido "Cida Pedreira" ganhou por ter se apresentado em uma das reuniões da UAB como líder comunitária da região da antiga pedreira do Portinari. Ela decidiu entrar para movimento comunitário a partir do risco de perder a casa por conta de uma decisão que determinava a reintegração de posse da área do Portinari. Assim, para defender sua casa e a de dezenas de moradores se envolveu na luta comunitária e criou a associação do bairro, permanecendo como presidente até sua morte. 

Repercussão no PDT - 
Os quatro vereadores do PDT no Legislativo se manifestaram sobre a perda da presidente Cida.

Líder da bancada, Rafael Bueno via em Cida uma referência na luta pelos direitos das pessoas menos favorecidas.

"Comecei cedo minha caminhada pelo movimento comunitário, sendo presidente do meu bairro (Cristo Redentor), aos 17 anos, e sempre busquei seguir exemplo de luta e determinação de pessoas como a Cida, por quem nutria grande admiração. O PDT está em luto por essa perda irreparável", lamenta Bueno.

Para Gustavo Toigo, Cida foi uma "pessoa muito amiga, e que sempre esteve disposta a ajudar. Sua luta comunitária fez dela uma batalhadora para dar melhores condições de vida para populações mais humildes e carentes."

"Conhecia a Cida há alguns anos e pude acompanhar seu trabalho e atuação comunitária em prol dos moradores do Portinari. Cida sempre foi uma mulher guerreira e batalhadora na área social. Ela fará falta na sua comunidade", destacou Velocino Uez.

"Lamentamos a perda da presidente Cida, uma mulher batalhadora, que Deus a ilumine", comentou Ricardo Daneluz. 

O ex-prefeito Alceu Barbosa também lembrou a trajetória da colega de partido:
"Acima de tudo, era uma pessoa do bem. Seu apelido 'Guerreira' diz tudo! Humilde, prestou excelente serviço na nossa administração. É uma perda irreparável para nosso partido. Que Deus a acolha e conforte seus familiares. Sem a Cida, fica um vazio na sua comunidade (do Portinari) e caxiense."

Presidente do PDT no Estado, o deputado federal Pompeo de Mattos, lamentou a morte de Cida:
“A companheira Cida, mulher de luta, guerreira, liderança comunitária, presidente do PDT de Caxias, era a cara do PDT do Brizola, gente simples, mas de uma imensa grandeza e muita generosidade. Ela nos representou, nos representa e sempre nos representará.”

10/05/2019 - 18:40
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo