Voltar para a tela anterior.

Liliane Giordano poderá receber título de Cidadã Caxiense pelo Legislativo

Homenagem destaca sua atuação e contribuição na área fotográfica e educacional do município


Conceder o título de Cidadã Caxiense a Liliane Giordano é a intenção do projeto de decreto legislativo 3/2019, discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (02/05). O objetivo é homenagear sua atuação na área fotográfica, além de reconhecer sua contribuição histórica no contexto artístico, cultural e comunitário da cidade. A data escolhida para a entrega da honraria é o dia 19 de agosto de 2019, o Dia Mundial da Fotografia. A sessão solene deverá acontecer às 19h, no plenário Deputado Nadyr Rossetti. A matéria retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Conforme o documento, Liliane nasceu em Esmeralda (RS) e veio para Caxias aos 22 anos de idade. Em função de sua curiosidade sobre o funcionamento das máquinas, dedicou seus estudos iniciais à informática. Tentando descobrir o que acontecia dentro de um computador, construiu uma sólida carreira de 18 anos nesta área.

Seu gosto pelo mundo da imagem não surgiu pelo resultado da fotografia em si, mas pelo que acontecia no processo, como a câmera funcionava e qual era a reação das pessoas frente a ela. E assim a mudança de área foi natural, sobretudo com o advento da fotografia digital, que permitiu a Liliane, conciliar seus conhecimentos de informática com o mundo da fotografia.

A matéria destaca que ela aproveitou a criação do curso superior em Fotografia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), um dos primeiros do Brasil, para obter graduação nesta área, em 2005. Também é graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela UCS (1997) e possui especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000).

Em 2007, iniciou a Sala de Fotografia, onde passou a dar cursos focados no processo, analisando como os estudantes reagiam às aulas e o que mudava em suas vidas. Aos poucos, isso se tornou um percurso didático, com aulas focadas na contribuição do estudante para a leitura da visualidade como um todo.

Liliane nunca deixou de fotografar, eternizando momentos em retratos de famílias, festas, casamentos, formaturas ou paisagens nas dezenas de expedições fotográficas, nacionais e internacionais, que conduziu à frente da Sala de Fotografia nestes 12 anos. Segundo o documento, a máxima atenção aos detalhes faz dela uma fotógrafa observadora, que revela aspectos distintos por meio de suas lentes.

Segundo informações do documento, ao longo de sua trajetória na fotografia, foram cerca de 20 exposições individuais, 30 exposições coletivas e oito premiações. Além de diversas participações em bancas de concursos fotográficos, mais de cem turmas no Curso de Fotografia e mais de mil alunos na Sala de Fotografia.

Atualmente, Liliane busca novos horizontes para sua fotografia. Em 2018 lançou a “Liliane Giordano Arte em Roupa” que consiste na fabricação, com tiragem limitada, de peças de vestuário com estampas das fotografias feitas por ela.

Liliane não resume seu trabalho somente à fotografia comercial e artística. Ela também é professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e também ministra cursos, oficinas e palestras gratuitas sobre fotografia e sua importância social.

No seu trabalho comunitário e pela valorização da fotografia e da cultura caxiense, Liliane foi uma das fundadoras do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Também uma das incentivadoras e realizadoras da Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

02/05/2019 - 18:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo