Voltar para a tela anterior.

Promotora Sílvia Regina Becker Pinto é Cidadã Caxiense

O título foi entregue na quinta-feira à noite (25/04), pelo Legislativo, a partir de proposta da vereadora Paula Ioris/PSDB e aprovada por unanimidade no plenário


A promotora pública Sílvia Regina Becker Pinto, 55 anos, é a mais recente Cidadã Caxiense. O título foi entregue na quinta-feira à noite (25/04), pelo Legislativo, a partir de uma proposta da vereadora Paula Ioris/PSDB, assinada e aprovada pela unanimidade dos parlamentares. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina/PTB, e Paula Ioris se manifestou em nome do Parlamento:

“Há pessoas que parecem ter nascido para cumprir determinadas funções, se identificam e se doam com tanta força naquilo que fazem, que seria difícil imaginá-las em outras profissões. Sílvia é essa pessoa”.

Paula Ioris se emocionou e recordou do amparo que ela e sua família receberam do Ministério Público, na voz da promotora Silvia, à época em que passaram por um momento muito triste da vida: a perda do filho Germano, aos 13 anos, vítima de um cruel assassinato. A vereadora também destacou a contribuição de Sílvia Regina Becker Pinto para a sociedade, a partir da função que exerce e da maneira com que atende as pessoas em situações difíceis.

“Para exercer o cargo de promotor de justiça é preciso muita energia, garra, perseverança, força interior, determinação, sede de justiça e motivação, pois o trabalho é um dos mais complexos dentro das carreiras jurídicas. Na defesa dos interesses da sociedade, Silvia é referência dentro do Ministério Público gaúcho”, ressaltou a vereadora.

Da tribuna, bastante comovida, a promotora narrou sua trajetória, fez agradecimentos à família e a diversas pessoas que lhe acompanharam desde antes do ingresso no MP, em 1998, até hoje. Citou, entre outros profissionais, integrantes do 12º Batalhão de Política Militar, os quais também lhe entregaram uma distinção durante a solenidade desta quinta-feira (25/04).

A promotora disse que “nunca mediu esforços em causas justas” e lembrou de episódios de sua atuação, mencionando o caso da morte de Germano como um dos mais marcantes. “Comecei a trabalhar aguerridamente na repressão do crime e do criminoso para não se congraçar a impunidade”, frisou.

A homenageada lembrou ainda de momentos em que chorou por motivos significativos desde o nascimento, em Novo Hamburgo/RS, passando pelo território caxiense e se estendendo à atualidade:

“Caxias do Sul me verá chorar outra vez esta noite e quase que recorrentemente porque esse título é o mais alto reconhecimento da importância do meu trabalho nesta comunidade. Ficará gravado de forma indelével no meu coração. Certamente, não será meu último choro porque o coração vai apertar e as lágrimas vão cair cada vez que eu lembrar como fomos importantes uma para a outra nos mais de 10 anos em que estivemos juntas. Muito obrigada, Caxias do Sul! Eu te levo guardada em meu coração”.

Por fim, a promotora informou que está no caminho da aposentadoria. Depois de aposentada, pretende se dedicar à docência e à advocacia empresarial, no escritório do filho.
 

BREVE CURRÍCULO DA HOMENAGEADA SÍLVIA REGINA BECKER PINTO

- Atualmente, é promotora de Justiça do 1º Tribunal do Júri de Porto Alegre, além de promotora de Justiça designada para atuar no Grupo de Especial Atenção no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e professora de Processo Penal das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

- Entre outras atividades, atuou como Promotora de Justiça Eleitoral designada em Sapiranga, Novo Hamburgo e em Caxias do Sul. Foi coordenadora da Promotoria Criminal de Caxias do Sul de 2016 a 2018, e das Promotorias de Justiça. Esteve à frente da Promotoria Civil, Criminal e Especializada de Caxias do Sul por mais de 10 anos.

- Possui formação avançada no Programa de Doutoramento em Direito da Universidade de Lisboa, na área de Ciências Jurídico-Políticas. É mestre em Direito pela PUC e bacharel em Direito pela Unisinos. Sua atuação profissional começou como professora de Inglês, lecionando de 1981 a 1984. Foi juíza leiga do Juizado Especial Cível em Novo Hamburgo.

- Advogou de 25 de outubro de 1989 a 15 de dezembro de 1998. Tornou-se promotora de Justiça a partir do ano de 1998, sendo classificada na 1ª Promotoria de Justiça de Sapiranga, com jurisdição em matéria cível e criminal, e com atribuições extrajudiciais em matéria de improbidade administrativa.

 

26/04/2019 - 13:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo