Voltar para a tela anterior.

Vereadores denunciam déficit no policiamento gaúcho e encaminham moção ao Estado

O documento defende que sejam nomeados os aprovados em concurso, desde 2017, para atuarem na Brigada Militar e no Corpo de Bombeiros


Demonstrar apoio à nomeação de novo efetivo de policiamento no Rio Grande do Sul é a intenção da moção 2/2019. O documento, aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25/04), será encaminhado ao governador Eduardo Leite e defende que sejam nomeados os candidatos aprovados em concurso público, desde 2017, para atuarem na Brigada Militar e no Corpo de Bombeiros.

O vereador Renato Oliveira/PCdoB, idealizador da matéria, destacou que o déficit de efetivo prejudica a segurança nas ruas. Segundo ele, faltam no Rio Grande do Sul: 7.129 soldados, 3.385 para terceiro sargento e 2.663 para segundo sargento. Enquanto isso, cargos de comando estão com pessoal em excesso.

O comunista também destacou que diferentes cidades já enviaram moções semelhantes, com as mesmas reivindicações. Entre elas estão Canoas, Charqueadas, Dom Pedrito, Gravataí, Igrejinha, Nova Palma, Novo Hamburgo, Sananduva, São Gabriel, Tapes e Tramandaí.

A vereadora Paula Ioris/PSDB afirmou que é preciso reconhecer o esforço que o governo tem feito para nomear funcionários. Conforme ela, ontem foi anunciada a chamada de 250 servidores agentes penitenciários para ocuparem presídios que estão sendo inaugurados em Alegrete e Sapucaia.  Destacou que é necessário empenhar esforços para que, nas nomeações futuras, Caxias do Sul receba aumento no efetivo. Ainda sugeriu que seja pensado em atrativos para manter os agentes e soldados no município.

Para o vereador Rafael Bueno/PDT, é fundamental sensibilizar o Estado com o município de Caxias que, segundo ele, é referência para diversos outros municípios da região, quando acontecem incêndios ou catástrofes, por exemplo. Destacou que a falta de pessoal prejudica o trabalho do Corpo de Bombeiros, quando existe mais de uma ocorrência ao mesmo tempo. Denunciou que há abandono nos módulos da Brigada Militar em Caxias, citando o do bairro Cruzeiro e o do Santa Fé, em função da falta do efetivo.

MOÇÃO nº 2/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Ausente

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

TIBIRIÇÁ VIANNA MAINERI PRB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

25/04/2019 - 18:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo