Voltar para a tela anterior.

Procon de Caxias do Sul ocupa espaço na Tribuna Livre da Câmara

Coordenador da fundação recebeu questionamentos dos vereadores


As ações realizadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul foram destacadas pelo coordenador Luiz Fernando Del Rio Horn, na Tribuna Livre, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/04). Ele apresentou o relatório do último biênio, pontuando os investimentos da fundação em inteligência artificial e tecnologia, a serviço dos consumidores, traçando novos desafios para os próximos anos, sobretudo de maior atenção aos direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiências.

Segundo o coordenador, em relação a 2015 e 2016, houve aumento de 40% da atividade, no atendimento e na criação de órgãos de fiscalização, que realizaram 1.500 visitas e aplicaram R$ 10 milhões de multas. A proteção e a privacidade dos dados sociais também foram abordadas, com a proposta de expansão do programa Procon Digital para todo Brasil.

Em seguida, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB chamou atenção sobre a diferença dos preços de combustíveis, na região, e denunciou supostas propagandas enganosas desses estabelecimentos. Relatou abordagens ilícitas de financeiras aos idosos e os problemas de superlotação ocorridos nos shows da última Festa Nacional da Uva.

Irregularidades nos serviços de telefonia foram questionadas pelos vereadores Arlindo Bandeira/PP e Paulo Périco/MDB. O progressista cobrou maior rigor na fiscalização das operadoras. Adiló Didomenico/PTB corroborou com o tema e questionou como está sendo feita a fiscalização dos contratos de internet.

O vereador Velocino Uez/PDT desaprovou a demora na chegada das contas e perguntou sobre o destino do dinheiro captados das multas. O vereador Elisandro Fiuza/PSB retornou ao assunto dos postos de combustíveis, pautando a adulteração da gasolina e o processo para provar irregularidades. A exposição de Horn ampliou a percepção de Paula Ioris/PSDB, que pontuou ser preciso educar a população acerca de seus direitos e deveres.

Na sequência, Luiz Horn respondeu aos questionamentos, anunciando 12 campanhas de informação, ações fiscalizatórias e tecnologia para duplicar os atendimentos. O coordenador do Procon também divulgou que Caxias do Sul implementará uma nova tecnologia de satélite para atender ao Interior. Discorreu sobre as ações de fiscalização e providências tomadas sobre os prejuízos de consumidores na Festa Nacional da Uva.

A respeito do preço dos combustíveis, Horn atentou que o Procon não tem autonomia para controlar o preço, mas que protocolou carta aberta, pedindo providências e investigações aos reajustes abusivos. Revelou que não foram identificados casos de combustíveis adulterados no município.

24/04/2019 - 16:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo