Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública e Proteção Social conversa com comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar

Paula Ioris, Gladis Frizzo, Renato Oliveira e Velocino Uez manifestaram preocupação com enfraquecimento do policiamento comunitário


A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social fez uma visita ao comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, na tarde de quarta-feira (04). As vereadoras Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão, Gládis Frizzo/MDB, e os vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT estiveram presentes. Eles estão preocupados com o enfraquecimento do policiamento comunitário na cidade, que tem apenas um contrato em vigência e no passado chegou a ter três.

"Infelizmente fomos obrigados a fechar os módulos. Acho que não tem ninguém mais apaixonado pelo policiamento comunitário do que eu no Batalhão porque ajudei a implantar e acompanhei desde o início. O que eu penso é que deveria haver uma grande reformulação dele", opinou Ribas. O tenente-coronel informou que está fazendo um estudo e nas próximas semanas pretende conversar sobre o assunto com o secretário de Segurança Pública e Proteção, Ederson de Albuquerque Cunha.

Aproveitando a presença dos parlamentares, o comandante comentou que o 12 está fazendo a formação de 28 alunos da BM, mas que não há nenhuma garantia de que eles ficarão em Caxias. São 2.000 alunos em todo o Estado e três turmas na Serra, incluindo Bento Gonçalves e Igrejinha. Na contramão do desenvolvimento da cidade, o efetivo policial da BM em Caxias diminuiu ao longo dos anos, algo que preocupa e limita a repressão e prevenção à segurança pública.

Demonstrando o descompasso dos representantes políticos com as necessidades das cidades, Ribas anunciou que serão enviadas viaturas, armamentos e coletes balísticos para a Serra. A verba é oriunda da bancada gaúcha da Câmara Federal. O detalhe é que Caxias do Sul vai receber seis viaturas, enquanto uma irá para Flores da Cunha e oito para Farroupilha.

Os vereadores ficaram horrorizados com a notícia que é mais uma prova de que os impostos são usados para fins políticos e não em benefício das demandas existentes.

04/04/2019 - 14:59
Gabinete da Vereadora
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo