Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno visita Casa de Acolhida Luiz Matias

Instituição abriga familiares e pacientes que precisam da rede de saúde de Caxias do Sul


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT no Legislativo caxiense, visitou na tarde desta quinta-feira (14) a Casa de Acolhida Luiz Matias, no bairro Jardim América. O projeto é uma iniciativa do Instituto Anglicano, que coordena o lugar com o trabalho de voluntários. Estão disponíveis 25 vagas em seis dormitórios, dedicados a familiares e os próprios pacientes de outras cidades que vêm a Caxias do Sul para consultas e internação na rede de saúde. A previsão, dependendo das doações e envolvimento da comunidade, é de chegar a 50 vagas.

O presidente da Casa, padre Anderson Luiz Golin, apresentou as dependências e explicou o trabalho desenvolvido em prol dos visitantes temporários, que ficam os dias que forem necessários e também ajudam em serviços gerais para manter o local organizado. A Casa abriu no dia 6 de fevereiro, com uma missa. O projeto conta com a parceria do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Além de dormitórios, a entidade oferece alimentação, banho e atividades como oficinas de corte e costura.

No dia da abertura, a Casa recebeu dois homens e uma mulher. Todos são parentes de uma família de Muitos Capões que se envolveu em um acidente de trânsito em Vacaria. Duas pessoas morreram - uma mulher e um bebê - e o casal pai da criança teve ferimentos graves e precisou ser transferido ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Os três chegaram apenas com a roupa do corpo na Casa e foram acolhidos por Anderson e pelo padre Aldo Comin, vice-presidente da Casa. Todos estavam muito abalados.

“Não saberíamos o que fazer sem a ajuda dessas pessoas bondosas e da comunidade de Caxias do Sul. Somos pessoas simples e não temos condições de pagar estadia na cidade sequer por um dia", disse, emocionado Lucídio Ribeiro Godoi, pai do jovem que está internado.

"Essa Casa estará sempre de portas abertas a todos e temos perseverança de que mais pessoas vão se engajar nessa causa humana e solidária”, afirmou o padre Anderson.

"Fiquei muito feliz em ver essa Casa funcionando e acolhendo as pessoas numa situação na qual realmente necessitam de apoio, porque passam por momentos difíceis. Tenho certeza de que a comunidade caxiense vai abraçar mais essa causa", destacou Bueno, lamentando que a inauguração da Casa se contrapõe à atuação da prefeitura de Caxias do Sul, que fechou as portas para as pessoas necessitadas, como albergues, restaurante comunitário e Programa Acolhe Caxias, que existia até 2016.

Ajuda importante

A Casa de Acolhida utiliza as antigas ocupações da Casa de Repouso São José, fechada em março de 2018. O proprietário do imóvel cedeu o espaço sem custos ao Instituto Anglicano por pelo menos um ano. Por esse motivo, foi homenageado com a denominação do local, que tem quase 600 metros quadrados com seis quartos, seis banheiros, refeitório, cozinha, sala de estar, capela, lavanderia e área externa para repouso.

Os organizadores e conselheiros da Casa de Acolhida contam somente com a ajuda de voluntários, estão faltando alguns móveis – como camas, beliches, colchões e travesseiros –, produtos de limpeza, tintas, frutas e verduras. Para contribuir com a Casa, que fica na Rua Rio de Janeiro, 140, no Jardim América, pode ser contatado o padre Anderson, pelo número (54) 9 8144.0345.

14/02/2019 - 16:45
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo