Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno cobra explicações do município sobre violência e humilhação contra idoso na Praça Dante Alighieri

Em vídeo divulgado na internet, seguranças terceirizados da Prefeitura de Caxias do Sul aparecem dando banho de mangueira em homem, que fica sem reação e se apoia em bengala


Uma gravação, com aproximadamente 30 segundos, chegou a domínio público após o compartilhamento do vereador Rafael Bueno/PDT. O registro mostra um idoso caminhando cabisbaixo, molhado e amparado por uma bengala na mão direita. Ele deixa o banheiro público masculino da Praça Dante Alighieri à força, coagido pelo uso de uma mangueira, que jorra água em suas costas. A ação é realizada por seguranças de uma empresa terceirizada pelo município de Caxias do Sul que, durante o ato, riem e debocham da cena. Em transcrição idêntica ao diálogo do vídeo, um dos seguranças disse: "até eu queria um banho desses! Mentira! Está fedendo à m. esse louco!".

A agressão física e moral, que ocorreu no final de 2018, foi denunciada por Bueno. O parlamentar é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) do Legislativo caxiense. Ele teve acesso ao vídeo, pois o segurança que aparece molhando o idoso, expôs as imagens em suas redes sociais, na última sexta-feira (18/01). A empresa teria sido contratada via Secretaria Municipal da Cultura, a fim de garantir a segurança dos enfeites natalinos da Praça. 

Bueno acredita que, caso não divulgasse o vídeo, seria conivente com a agressão. "São cenas fortes, revoltantes! Estou fazendo uma denuncia pública para que as devidas providências sejam tomadas imediatamente pela Prefeitura de Caxias do Sul, caso contrário, levarei ao Ministério Público. Faço um apelo para que esse caso não fique impune. Todos nós, independentemente de classe social, merecemos tratamento igualitário com respeito à dignidade humana", escreveu Bueno em suas redes sociais.

Para o pedetista, nada justifica o ocorrido. "Não importa se a pessoa é alcoólatra, deficiente mental ou passa por qualquer outro problema. O que interessa é saber o que o município está fazendo por esses cidadãos. Fecharam albergues, restaurantes comunitários, reduziram atendimentos psiquiátricos e agora isso. Estão deliberando poder para seguranças agirem dessa forma contra moradores de Caxias do Sul", lamenta o parlamentar.

O vereador também questiona a prerrogativa da Guarda Municipal de Caxias do Sul. "Onde estão nossos servidores? A Guarda está sem comando, sem valorização por seu trabalho, além de fardamentos em péssimas condições e coletes à prova de balas que estão prestes a vencer. Por que gastaram mais dinheiro contratando uma terceirizada para cuidar da Praça Dante? Estes 'seguranças' receberam ordens de quem para agir com tanta hostilidade? Torturar em vez de proteger?", indagou. 

 

 

21/01/2019 - 10:55
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo