Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional debate a situação financeira dos hospitais que atendem ao SUS

Reunião mensal e audiência pública mobilizaram presidentes dos Legislativos da Serra


Representantes de nove cidades da Serra Gaúcha estiveram reunidos no Legislativo caxiense, na manhã desta sexta-feira (15/06), para o encontro mensal do Parlamento Regional. De início, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi/PSB, deu as boas vindas aos vereadores das cidades vizinhas e repassou o comando para o presidente do grupo e chefe do Legislativo de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel/PSDB.

A temática principal do encontro deste mês foi a situação financeira dos hospitais que atendem ao SUS na Serra Gaúcha. Nesse sentido foi deliberada a elaboração de um manifesto conjunto dos Legislativos, no qual será defendida a descentralização dos procedimentos cirúrgicos dos grandes hospitais de Caxias do Sul e Porto Alegre para as instituições de saúde das cidades do interior.

Além disso, foi levantada a situação do setor vitivinícola também tratada no II Fórum de Discussão do Setor, realizado no município de Monte Belo do Sul, no mês de abril. De acordo com a constatação das lideranças do segmento, a carga tributária está facilitando a importação de vinhos. Vinícolas da região importam a bebida, com impostos reduzidos, engarrafam e rotulam como se o produto fosse local. O mercado do alho também foi discutido, uma vez que a alta da importação da planta de origem chinesa desvaloriza o agricultor.

Realizado o balanço das ações do Parlamento Regional no primeiro semestre de 2018, com a realização de cinco reuniões e quatro manifestos, foi comemorado o resultado de uma das iniciativas do grupo, que encaminhou documento pela manutenção da agência da Receita Federal do Brasil em Veranópolis, que estava em risco de fechamento e teve desfecho positivo.

Os vereadores caxienses Renato Oliveira/PCdoB e Paula Ioris/PSDB, que presidem as comissões de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) e Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência respectivamente, pautaram a necessidade da atenção regional à assistência financeira das instituições de saúde. Além disso, falaram sobre a importância de um trabalho conjunto para viabilizar salas de aula e pavilhões de trabalho para os apenados.

Por fim, Meneguzzi propôs que, em um dos próximos encontros do Parlamento Regional seja realizada reunião com os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A intenção é conhecer seus posicionamentos sobre a questão do ICMS e dos tributos sobre o vinho, além de debater sobre o funcionamento e a sustentação do abastecimento de água da Corsan.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, que foi anfitrião do encontro, o momento é propício para o diálogo e a construção coletiva do desenvolvimento da Serra Gaúcha. Os presidentes foram unânimes na opinião que o Parlamento já mostrou sua força em diversos pleitos e que é necessário fortalecer ainda mais. “Aqui em Caxias, pautamos a saúde, porque é um assunto que envolve 49 municípios e a nossa Câmara está à inteira disposição do Parlamento Regional, seja para realizar debates e encontros ou mesmo para trabalhar assuntos relacionados à comunicação”, finaliza.

O próximo encontro será realizado em 11 de julho, a partir das 14h, na cidade de Farroupilha.

 

 

15/06/2018 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo