Voltar para a tela anterior.

Requerimento busca informações sobre acordo entre município caxiense, Justiça e Visate

O texto assinado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB recebeu a aprovação unânime no plenário


O pedido de informações (nº 56/2018) que quer saber sobre um acordo recente entre município caxiense, Justiça e Viação Santa Tereza (Visate) contou com o voto dos vereadores caxienses, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (14/06). Assinado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, o documento recebeu a aprovação unânime do plenário.

No texto, Oliveira relata que a Justiça mediou esse acordo entre o município e concessionária do transporte coletivo urbano, visando estabelecer novo preço da passagem sob algumas condições. O vereador relata que, pela imprensa, tem conhecimento de que o acordo autoriza a concessionária a prolongar a idade da frota, além de suprir linhas e itinerários, sob o pretexto de racionalização.

Diante de reclamações da comunidade por causa de troca e supressão de alguns horários, além da demora e de veículos superlotados, o parlamentar faz oito questionamentos ao município. Entre eles: quantas e quais foram as linhas suprimidas; qual a economia diária que a concessionária vai obter; qual o índice de ocupação dos ônibus que transitam nas linhas onde houve retirada de alguns horários; se existe estudo para atenuar a superlotação; e se existem estudos para a redução do preço da tarifa do transporte com a última diminuição do valor do óleo diesel. Oliveira também pede cópia do acordo chancelado na Justiça.

“Queremos saber se a comunidade foi convidada a se posicionar sobre esse acordo. Até acho que o secretário Cristiano (Soares, da pasta municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade) está fazendo um belo trabalho, mas será que houve algum estudo para embasar as mudanças realizadas a partir desse acordo? Em pleno inverno, não dá para tirar ônibus”, opina o vereador.

Oliveira também recordou da época que não havia tanta disponibilidade de transporte coletivo na cidade. Contou que, no último dia 1º de junho, completou 47 anos de residência em Caxias do Sul. Entre suas lembranças, mencionou que, na década de 1970, os moradores do bairro Fátima, onde mora, tinham que caminhar até a Rua Moreira César, na antiga Ghetal, para pegar o ônibus, em horários definidos.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 56/2018

Vereador – Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

14/06/2018 - 12:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo