Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno se solidariza com a Associação de Umbanda de Caxias do Sul

O parlamentar critica decisão da prefeitura, que solicitou desocupação da área intitulada Santuário Ecológico Reino dos Orixás, no bairro Cruzeiro


O parlamentar Rafael Bueno/PDT demonstrou apoio à Associação de Umbanda de Caxias do Sul, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30/05). Paralelamente à solidariedade aos umbandistas, o pedetista criticou a prefeitura, que solicitou à entidade a desocupação da área intitulada Santuário Ecológico Reino dos Orixás, no bairro Cruzeiro. Nesse local, os umbandistas encaminham oferendas decorrentes de rituais religiosos.

Bueno contou que a Umbanda nasceu no Brasil tendo como adeptos inicialmente os escravos. Hoje, observa muitos pobres que vivem na periferia seguindo a religião. De acordo com o vereador, em Caxias do Sul, existem cerca de 500 centros de Umbanda. Ao mesmo tempo que reúne um potencial agregador, o parlamentar ressalta que a Umbanda é observada com preconceito por algumas pessoas. “De 2011 a 2015, a cada 15 horas, se tem uma denúncia de intolerância religiosa, com invasão a terreiros e destruição de objetos”, lamentou, recordando que a liberdade de culto foi adotada constitucionalmente no país a partir da emenda 3.218, inserida na Constituição de 1946 por iniciativa do então deputado Jorge Amado/PCB.

Diante da solicitação da prefeitura de devolução da área no Cruzeiro num prazo de 30 dias, Bueno diz que vai atingir muito a vida dos umbandistas e dos demais moradores da comunidade. “Onde serão depositados os resíduos das oferendas? Na rua. Além da intolerância religiosa que pode acontecer, haverá mais lixo sendo colocado em local indevido”, alerta o vereador.

30/05/2018 - 15:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo