Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico pede que o município realize convênio com a Codeca

O vereador também analisou os balanços contábeis da companhia, nos últimos anos


A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foi pauta do pronunciamento do vereador Adiló Didomenico/PTB, durante a sessão ordinária desta terça-feira (29/05), na Câmara Municipal. O parlamentar afirmou que o governo municipal nega a possibilidade de empresas contratarem a companhia, para descartarem seus resíduos, tendo que buscar fora da cidade quem preste o serviço.

Conforme Adiló, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente argumenta que a Codeca não possui convênio com a Prefeitura, para depositar no aterro do município os resíduos que não são domésticos. “Mas, então, é preciso que o convênio seja realizado, e não, simplesmente, incluir, na licença, que a secretaria não reconhece o contrato de coleta da Codeca”, ponderou.

A prestação de serviços da Codeca, sem a necessidade de um convênio, de acordo com petebista, se justifica. Segundo ele, sempre houve a parceria da companhia prestar inúmeros serviços ao município, em que não há remuneração, como em caso de incidentes e temporais.

Adiló também analisou o balanço contábil da Codeca dos anos de 2016 e 2017. Disse que, em 2016, foi atribuído um valor para previsão de reclamatória trabalhista que não é a média histórica da Codeca.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Chico Guerra/PRB, explicou que as despesas da companhia não aumentaram, mas que o faturamento diminuiu. Afirmou que houve redução das despesas e que, por isso, o prejuízo não foi tão grande. Porém, para ele, o maior problema foram os serviços que não aconteceram, gerando queda no faturamento. Explicou que, quando uma empresa enfrenta queda no faturamento, deve ser feito o enxugamento, apesar de a demissão não ser medida agradável.

O vereador Adiló tratou, ainda, do movimento dos caminhoneiros. Para ele, o governo Federal demorou muito para iniciar uma negociação. O parlamentar comentou sobre o lançamento da obra de asfaltamento da Estrada dos Romeiros. Salientou ser preciso reconhecer os méritos da Prefeitura, que está dando andamento à obra, sem ignorar as virtudes da administração anterior.

29/05/2018 - 15:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo