Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção ao projeto que estabelece diretrizes para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da criação de cavalos

Vereadores Mauro Pereira e Neri, O Carteiro propuseram o tema


 

Os vereadores aprovaram na sessão representativa desta segunda-feira (27/01) uma moção de apoio ao projeto de lei que tramita no Senado Federal e estabelece diretrizes para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da criação de cavalos. A Moção foi proposta pelos vereadores Mauro Pereira/PMDB e Neri, O Carteiro/SD.

 

Abaixo as principais considerações da Moção:

1. Tramita no Senado Federal Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da criação de cavalos (PLS 254/2014).

2. A proposta determina que o governo deverá manter um grupo de estudo setorial permanente sobre a equideocultura, que também abrange outros animais próximos ao cavalo, como asnos e mulas, e que o plano agrícola e pecuário anual deverá conter também ações para o fortalecimento da atividade.

3. O tema em debate ainda prevê a criação de linhas de crédito específicas para a equideocultura e monitoramento e fiscalização sanitária dos rebanhos desses animais no país.

4. A equideocultura gera pelo menos 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil e movimenta R$ 7,3 bilhões por ano.

5. O país tem o maior rebanho equino da América Latina e o terceiro maior do mundo, com 8 milhões de cabeças, de mais de 20 raças.

6. Esse ramo também necessita de muita atenção por parte do governo porque é um dos maiores empregadores de mão de obra, com uma ótima ocupação de empregos.

7. É necessário que a legislação brasileira abranja dispositivos de planejamento, acompanhamento, de controle e de estímulo à equinocultura.

8. Apesar da importância do equinos para os brasileiros e por eles se associaram à força e à mobilidade do cavalo no transporte, no lazer, no uso policial militar, na saúde física e mental do ser humano, é preciso ampliar essa discussão com a sociedade.

9. As diretrizes apresentadas vão permitir ao segmento fortalecer as cadeias produtivas de equideocultura, agregando-lhe estruturalmente competitividade e sustentabilidade.

10. O projeto de lei visa a buscar uma atualização na legislação tributária ao setor equíneo, que pelo projeto terá como referência de isonomia tributária a bovinocultura.

11. A moção será encaminhada a diversas autoridades políticas e do setor da equideocultura.

27/01/2015 - 17:49
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Integrantes do Núcleo dos Vinhedos da 6ª Região da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC), que acompanharam a votação, e os vereadores Henrique Silva, Neri e Mauro Pereira

Integrantes do Núcleo dos Vinhedos da 6ª Região da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC), que acompanharam a votação, e os vereadores Henrique Silva, Neri e Mauro Pereira

Crédito: Daniel Correa


Últimas Notícias

Olmir Cadore participa de inauguração de academia comunitária


Rafael Bueno amplia informações sobre sobre Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa


Gladis cobra atenção do Executivo ao Bairro Desvio Rizzo


Daniel Santos assume como vereador da Câmara Municipal


Imagens da 449ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Ir para o topo