Voltar para a tela anterior.
O vereador Gustavo Toigo (PDT) se reuniu na sexta-feira (12) com representantes da Associação dos Idosos e Aposentados e do Conselho Municipal do Idoso. O encontro serviu para o parlamentar detalhar o projeto de lei que desobriga pessoas com mais de 60 anos de passarem pela catraca dos ônibus urbanos da cidade. Ambas instituições elogiaram a iniciativa do vereador e o projeto.
Durante a reunião, os líderes das entidades reclamaram do acordo feito com a Viação Santa Teresa, que, segundo eles, não foi cumprido. O grupo afirmou que o acerto com a empresa concessionária do transporte público urbano caxiense não previa a obrigatoriedade de passagem pela catraca de todos os idosos, sem exceção.
"O que nós tínhamos combinado não foi isso. Foram entregues materiais com essa informação (da obrigatoriedade de transpor à catraca sem exceção). Usaram a nossa imagem de forma errada", reclamou Abrelino Dalbosco, vice-presidente da Associação. A vice-presidente do Conselho e diretora de Promoção da Cidadania da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, também confirmou a versão: "Eles (Visate) não respeitaram o que foi determinado".
Diante das reclamações, Toigo disse que a aprovação do projeto de lei, que já obteve dois pareceres favoráveis e atualmente está na Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Mauro Pereira, resgatará o direito dos idosos. "Não podemos impor barreiras para pessoas que já fizeram a sua parte. Temos de buscar melhores condições de convivência a elas. A nossa obrigação é fazer cumprir o Estatuto do Idoso, que regulamenta o tema", argumentou Toigo.