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A assinatura do convênio entre Prefeitura e Estado, na manhã de hoje (19/11), para intervenções em pontos críticos da Rota do Sol, foi comemorada pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, apesar de ele acreditar que as obras poderiam começar imediatamente, já que as reivindicações por melhorias são antigas.
Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara Municipal (CDUTH), desde o começo de 2013, Mauro tem encaminhado essas demandas ao Estado, por meio de indicações, moções e reuniões e audiências em Porto Alegre e em Caxias) alertando para os graves riscos de acidentes nesses pontos.
Os maiores problemas estão concentrados no Bairro São Ciro II, na Rua Atílio Andreazza, nos distritos de Fazenda Souza e Vila Seca, nas comunidades de São Bráz, Beviláqua e Santo Homobom e no bairro Serrano (via Travessão Leopoldina), além dos trevos de acesso ao bairro Santa Fé (perto do antigo Posto São Luiz, hoje Posto Ale) e ao bairro Monte Bérico (final da Rua Jacob Luchesi). Um vídeo produzido pela assessoria da CDUTH e a TV Câmara retratou os principais problemas nos cruzamentos da Rota do Sol.
Com a autorização do DAER, a Prefeitura anunciou hoje que inicia de imediato as melhorias nos pontos críticos da Rota do Sol, começando pelo bairro São Ciro II.
Confira os trechos contemplados:
Rota do Sol - Acesso ao Bairro São Ciro II
Rota do Sol - Trevo do Posto São Luiz
Rota do Sol - Viaduto da Av. Mário Lopes
Rota do Sol - Entroncamento com a Rua Atílio Andreazza
Rota do Sol - Localidade de Monte Bérico
Rota do Sol - Acesso ao Travessão Leopoldina
RS-122 - Acesso ao Distrito Industrial e Bairro Industrial
Ainda no dia 10 de março, 300 moradores e motoristas organizaram uma manifestação pacífica no acesso ao distrito de Fazenda Souza visando a conscietizar os motoristas para os riscos iminentes e sobre a necessidade da intervenção urgente do Estado - uma semana antes duas pessoas morreram naquele trecho. Panfletos (em anexo) foram entregues aos usuários da estrada. Os manifestantes pediram ao menos a construção de quebra-molas para amenizar os riscos.
"De maneira urgente e sempre pensando em preservar vidas, é necessário que sejam colocados quebra-molas, redutores de velocidade, lombo-faixas e melhor sinalização. Mas sabemos que o ideal seria a construção de rótulas, passagens de níveis e viadutos nesses locais mais problemáticos. O convênio assinado hoje é positivo, mas esperamos que agora as obras aconteçam, que haja agilidade nas negociações entre os técnicos do Município e do Daer. Isso porque cada dia que passa é mais um acidente grave que pode acontecer", destacou o vereador Mauro .
Além de Mauro, integram a Comissão os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Felipe Gremelmaier/PMDB, Edi Carlos Pereira/PSB e Neri, o Carteiro/SDD.
ROTA DO SOL
O que a CDUTH fez para encaminhar a demanda
- reunião ordinária com caráter de audiência pública no dia 7 de março com Deputados Estaduais, Secretário Municipal do Trânsito e Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF).
- no dia 13 de março os membros da CDUTH estiveram na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, reunidos com o Secretário Caleb de Oliveira, Diretor de Gestão e Projetos do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e engenheiros, para discutir a situação dos pontos críticos no acesso à Rota do Sol.
- reunião extraordinária no dia 24 de abril, com a participação de técnicos do DAER e PRF.
- DAER prometeu vistoria na rodovia juntamente com os vereadores que compõem o Legislativo Caxiense. A visita foi realizada sem a participação dos parlamentares.
- no dia 24 de abril técnicos do DAER comparecem a Câmara Municipal para apresentar os estudos realizados na rodovia.
- no dia 2 de maio, os técnicos voltaram para a Câmara Municipal para apresentar o que poderia ser feito em parceria com o Poder Executivo Municipal. No mesmo dia se reuniram com o Secretário Municipal do Trânsito para firmar parceria com a prefeitura de Caxias.
Como ficou?
- o DAER vistoriou a Rota do Sol e apresentou um estudo do que será feito a curto, médio e longo prazo (isso depois do dia 15 de abril). Após, o órgão apresentou o que poderia ser feito em parceria com o Poder Executivo Municipal, que ainda aguarda liberação do DAER para começar a intervenção na estrada. O convênio foi assinado na manhã de hoje (19) , mas as obras não têm data para começar.