Voltar para a tela anterior.
Da tribuna, o Vereador Gustavo Toigo/PDT comentou a matéria Entre os Muros da Escola, publicada na Folha de São Paulo de domingo, que abordou os elementos prejudiciais ao ensino nas escolas.
A matéria trata da perda de respeito pelos docentes, uso de celulares em sala de aula e o Bullying, elementos que trazem prejuízo ao aprendizado dos estudantes. Ações de uma minoria de jovens indisciplinados refletem na maioria dos alunos, que deseja aprender.
Para Toigo, a Câmara deve se antecipar e discutir o Projeto de Lei Complementar, de sua autoria, que visa a instituição do Código Disciplinar para as escolas do Município. Reforçou a importância do mesmo ser aprovado ainda esse ano
O projeto é para que professores e alunos tenham a devida orientação sobre o assunto, que é uma preocupação de âmbito nacional. Nós devemos enfrentar essa situação, para um ambiente saudável em sala de aula, propositivo e benéfico ao ensino.
O vereador citou ainda uma pesquisa realizada pela Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta os professores brasileiros como os que mais perdem tempo para manter a ordem em sala de aula.
Para os atos infracionais, temos o auxílio do ECA. Porém, para atos de indisciplina e agressões, é preciso uma ferramenta municipal, o Código Disciplinar.
Toigo comunicou que, na próxima semana, copias do projeto já em tramitação serão distribuídas entre os vereadores.