Voltar para a tela anterior.
A matéria foi aprovada pela maioria de Vereadores, com voto contrário de Assis Melo/ PcdoB. A discussão e votação da matéria aconteceu durante sessão extraordinária iniciada no dia 15 e encerrada por volta da uma hora da manhã desta quarta-feira, dia 16.
O projeto de autoria do executivo destaca que este é o desafio que a cidade tem em estruturar e operar um novo modelo de transporte coletivo, alicerçado na descentralização e nos conceitos de integração tarifária, troncalização e do ônibus de trânsito rápido - BRT.
O Vereador Assis Melo/PCdoB chegou a pedir cinco dias para analisar melhor a matéria, tendo em vista que o projeto trata também do táxi-lotação, entre outros assuntos, mas o pedido foi derrubado por maioria de votos.
O projeto recebeu 50 emendas, sendo 17 da Vereadora Denise Pessôa/PT; 13 da Vereadora Ana Corso/PT; 08 dos Vereadores Ana Corso e Rodrigo Beltrão; 05 do Vereador Assis Melo/PCdoB; 04 do Vereador Marcos Daneluz/PT; 02 do Vereador Gustavo Toigo/PDT, 01 do Vereador Moisés Paese/PDT e 01 da Bancada do PT. Do total, apenas 18 emendas foram acatadas. As outras emendas foram rejeitadas por maioria de votos. A partir da rejeição das mesmas, a Vereadora Ana Corso/PT questionou o governo municipal que defendeu a redução da tarifa. Nesse sentido fizemos emendas para redução de impostos, como o ISSQN que é imposto municipal, o que já poderia baratear a tarifa. Entretanto, todas as nossas emendas que iriam reduzir custos sobre a passagem, foram rejeitadas. Por isso pedimos que a administração municipal avalie a implementação das mesmas e busque outras alternativas para reduzir a tarifa.
Denise Pessôa/PT que apresentou diversas emendas também destacou que pretendia diminuir os custos sobre a passagem. Propus a utilização do espaço do vidro traseiro para a publicidade comercial, bem como a ampliação do tempo de integração de 60, para 90 minutos, permitindo que os usuários tenham mais tempo para aproveitamento da mesma passagem. A Vereadora Geni Peteffi/PMDB destacou, no entanto, que aumentar o intervalo de integração poderia aumentar o valor da passagem.