Voltar para a tela anterior.

Dilma Rousseff promete estímulo à exportação na abertura da Festa da Uva

O evento recebeu o 13º presidente brasileiro em 80 anos


A vinda do 13º presidente brasileiro à Festa Nacional da Uva foi tomada de entusiasmo por se tratar da primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil, Dilma Rousseff. Durante os seus 17 minutos de pronunciamento, nos pavilhões da 29ª edição do evento, ela arrancou aplausos e coros das centenas de pessoas presentes à cerimônia, que durou cerca de uma hora, até o encerramento, às 18h05.

Mesmo sem anunciar planos específicos para a agricultura e a indústria da região, a presidente não deixou de reconhecer as vocações regionais. É na combinação da inovação com o pioneirismo que Caxias do Sul projeta empresas com filiais pelo mundo, inclusive na China, e uma forte agricultura, enfatizou.

Ela prometeu medidas tributárias que estimulem a exportação de produtos como uvas e vinhos. Garantiu que o governo federal continuará ampliando os mecanismos de defesa da economia brasileira a práticas internacionais que chamou de predatórias, quando infringem regras da Organização Mundial do Comércio.

Dilma apontou para ações que têm beneficiado a economia da Serra, como a que elevou o preço mínimo do quilo da uva Isabel para R$ 0,57, com aumento de 10% em relação ao preço praticado em 2011. Reiterou, ainda, o esforço para que, neste ano, o crescimento econômico nacional alcance a margem de 4,5%. Disse que o país poderá chegar a esse patamar a partir de investimentos públicos e privados.

A presidente também ressaltou o fato desta edição da festa representar o marco dos 40 anos da primeira transmissão em cores da TV brasileira e do ano da Itália no Brasil. Depois da cerimônia, Dilma percorreu estandes da 23ª Feira Agroindustrial, que integra a Festa da Uva.

Junto com as autoridades que acompanharam a presidente ao longo das cerca de duas horas em que ela permaneceu nos pavilhões, o secretário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alaor de Oliveira/PMDB, mostrou-se satisfeito ao término da solenidade. Para Alaor, as iniciativas econômicas, referidas por Dilma, poderão resultar em maior desenvolvimento para a indústria local e os produtores do Interior caxiense.

O governador Tarso Genro, o prefeito municipal, José Ivo Sartori, e o presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, se pronunciaram antes de Dilma Rousseff. Para Tarso, a integração social da Serra passa pela força de setores como agricultura familiar, metalmecânico, moveleiro, vitivinicultura.

O prefeito salientou que a superação do caxiense, por meio do trabalho, é a responsável por levar a cidade aos maiores patamares de pujança econômica do país. Hoje, podemos brindar a magia das cores, que simboliza a mistura étnica e a diversidade cultural da região, comemorou Sartori. Enquanto isso, Palavro referiu o empreendedorismo caxiense a partir de Abramo Eberle.

A Festa da Uva 2012, que está completando 80 anos de existência, acontece até 4 de março e conta com a rainha Roberta Toscan e as princesas Aline Casagrande e Kelin Zanette. A organização do evento espera que esta edição receba mais de um milhão de visitantes.

16/02/2012 - 21:50
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo