Voltar para a tela anterior.

Aprovado o Dia da Conscientização de Cardiopatia Congênita

Quarenta e cinco mil crianças brasileiras nascem por ano com a anomalia no coração


Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o projeto de lei que institui a data de 12 de Junho, como o Dia da Conscientização de Cardiopatia Congênita Municipal, foi aprovado por unanimidade. A proposta tem a ambição de ampliar as ações de combate a doença. O texto é de autoria dos parlamentares peemedebistas Alaor de Oliveira, Geni Peteffi, Mauro Pereira, além do ex-vereador Ari Dallegrave.

A anormalidade da estrutura ou função do coração, presente no nascimento, caracteriza a doença. Anualmente, estima-se que 45 mil crianças brasileiras nasçam com o problema, que pode ser corrigido com procedimento cirúrgico. Conforme o texto, do montante, 25 mil não conseguem ser operadas pela falta de vagas nos hospitais hábeis.

Segundo os autores, a data é tratada como de fundamental importância para a divulgação da cardiopatia, que necessita ter o seu diagnóstico precoce melhorado, recursos adicionais e investigação científica estimulada.

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (ausente), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

14/02/2012 - 20:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo