Voltar para a tela anterior.

Semana de Conscientização sobre Alienação Parental obtém aprovação

De autoria do vereador Guerra, a proposta irá para sanção do prefeito


Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (09), foi aprovada a Semana de Conscientização sobre a Alienação Parental, em Caxias do Sul. De autoria do vereador Daniel Guerra, agora, o projeto irá para a sanção do prefeito José Ivo Sartori. Conforme o tucano, a proposta aponta que o evento ocorreria no mês de abril, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental, comemorado no dia 25 daquele mês.

O autor enfatizou que o maior mérito da iniciativa consiste em proteger crianças das consequências da alienação parental. Guerra informou que 80% dos filhos de pais separados já sofreram com problemas decorrentes da prática. Essa síndrome ainda não é muito divulgada, embora, em alguns casos, seja até mais danosa que o bullying (espécie de discriminação), observou.

Na sequência, o vereador Guiovane Maria/PT relatou ter passado por essa situação, já que é filho de pais separados. Considerou lamentável que pai e mãe tentem jogar um contra o outro, em relação ao próprio filho. Sugeriu, ainda, que, nas escolas, psicólogos promovam ações de prevenção a esse problema.

Segundo o texto do projeto, a Síndrome da Alienação Parental, detectada em 1985 pelo pesquisador Richard Gardner, é classificada como a interferência na formação psicológica do filho, produzida por um dos pais, para enfraquecer os laços afetivos com o outro. Na prática, é quando a mãe coloca o filho contra o pai, e vice-versa. A situação costuma ocorrer após o término da união conjugal dos pais.

A proposição ressalta, ainda, que divulgar a síndrome auxilia na conscientização das famílias, sobre o problema.

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (em representação na FAMURS).

09/02/2012 - 20:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo