Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para instituir o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

A data seria comemorada em 12 de junho de cada ano


O 12 de junho de cada ano, como o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, esteve em discussão, na sessão ordinária desta quarta-feira (08). De autoria dos vereadores peemedebistas Alaor de Oliveira, Geni Peteffi e Mauro Pereira, além do ex-vereador Ari Dallegrave, o projeto de lei visa a ampliar as ações de combate à doença.

Conforme o texto, a cardiopatia congênita consiste na anormalidade da estrutura ou função do coração que está presente no nascimento, mesmo que descoberta mais tarde. Refere que é uma das principais causas de defeito de nascimento e óbitos no mundo inteiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada mil crianças nascidas vivas, pelo menos, oito têm problemas no coração (cardiopatia congênita). O órgão explica que a estatística não seria problema, se todas elas recebessem o tratamento adequado.

A proposição aponta, ainda, que, das seis milhões de crianças que nascem por ano, no Brasil, em torno de 45 mil apresentam o problema. Além disso, 25 mil delas não são operadas, principalmente, pela falta de vagas.

08/02/2012 - 20:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo