Voltar para a tela anterior.

Padre Roque Grazziotin irá receber o título de Cidadão Caxiense

Homenageado já foi deputado estadual e professor universitário


Para conceder o título de Cidadão Caxiense ao padre Roque Maria Bocchese Grazziotin, na sessão ordinária desta quarta-feira (23), por unanimidade, foi aprovado um projeto de decreto legislativo, de autoria da vereadora Denise Pessôa/PT e subscritos por outros vereadores. Ele receberá o título na próxima terça-feira, 29 de novembro.

Roque Grazziotin nasceu em Antônio Prado, em 7 de maio de 1946, e estudou no seminário de Nossa Senhora Aparecida, de Caxias do Sul. Iniciou o Curso de Filosofia em 1964, no Seminário Maior de Viamão, e formou-se como Licenciado em Filosofia, em 1969, pela Faculdade Católica, de Filosofia, Ciências e Letras de Bagé. Em 1971, integrou o primeiro grupo do projeto Diáspora, do Centro de Orientação Missionário da Diocese de Caxias do Sul, atuando em Marabá, no Estado do Pará, junto às obras da Transamazônica.

Desde fevereiro de 1973, quando foi ordenado padre, vem atuando em diversas comunidades de Caxias do Sul. Em 1979 e 1980, ajudou a organizar o Setor Norte de Pastoral da cidade de Caxias do Sul, compreendido pelos bairros Fátima, Pioneiro e Santa Fé. Em 1978, junto com um grupo de motociclistas, idealizou a romaria dos motociclistas a Caravaggio, que, neste ano, completou a sua 33ª edição.

Nas eleições de 1998, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, com 29.113 votos. Ao longo de seu mandato, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1999 a 2003, sempre atuou na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da qual foi presidente de 2000 a 2003.

Foram aprovados projetos de sua autoria, como os coletivos de trabalho para os desempregados, a oficialização da Língua Brasileira dos Sinais - LIBRAS, a lei contra a discriminação das pessoas por opção sexual, o dia estadual contra a tortura, a criação da Capela Ecumênica da Assembleia Legislativa, entre outros.

 

Votos - Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT(a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor), Virgili Costa/PDT (a favor).

23/11/2011 - 20:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo