Voltar para a tela anterior.

Virgili defende a implantação de pronto-atendimento similar ao de Porto Alegre

Ele acredita que há confusão nos encaminhamentos médicos entre as unidades


Um pronto-socorro municipal, com atendimento somente de emergência, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aos moldes do existente em Porto Alegre é, para o vereador Virgili Costa/PDT, uma necessidade em Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta terça-feira (22), o parlamentar também defendeu posto em área de fácil acesso, para todas as regiões da cidade.

Ele acredita que a atual localização do posto 24 Horas é um agravante nos casos de emergência, já que, segundo ele, em horários de movimento, as pessoas levam bastante tempo para chegar ao local.

Virgili expressou, ainda, crítica às unidades de atendimento médico, via SUS de Caxias. Destacou a incapacidade dos estabelecimentos, de resolver ou finalizar um processo, não simplificando ou agilizando os procedimentos, característica que ele definiu como falta de resolutividade.

O pedetista enfatizou a frequente confusão que é feita na conceituação de urgência e emergência. Exemplificou por fratura e parada cardiorrespiratória, respectivamente. De acordo com ele, o postão 24 horas deveria apenas atender emergências. Disse que casos de urgência são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que caracteriza a resolutividade, conforme Virgili. É um erro que vem sendo cometido a tempo e tem que ser revisto, destacou.

O vereador aproveitou para convidar para o seminário sobre internação compulsória de dependentes químicos, que deve acontecer no próximo dia 1º de dezembro, no palácio do Ministério Público, em Porto Alegre.

22/11/2011 - 20:42
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo