Voltar para a tela anterior.

Secretaria da Educação analisará transporte especial para alunos com deficiência

A inclusão de 13 crianças da Escola Hellen Keller foi tema de audiência pública


A proposta de concessão de transporte urbano para 13 alunos da Escola Municipall Especial Hellen Keller, que atende crianças com deficiência auditiva, carecendo de mobilidade, foi discutida em audiência pública, realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, na tarde desta terça-feira (22/11). O secretário da Educação, Edson da Rosa, se comprometeu a realizar um estudo, em parceria com a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, para a implementação da linha urbana para alunos com deficiência.

O resultado dessa análise será discutido em reunião proposta para o início do ano letivo em 2012, com a presença da Fundação de Assistência Social. De acordo com Marcos Abreu, representante do conselho tutelar, é direito da criança e do adolescente ter a sua educação assegurada, além de transporte assegurado pela Secretaria de Transportes e a Secretaria da Educação.

Presidente da Comissão de Educação, o vereador Renato Nunes/PRB se manifestou sobre o encaminhamento da audiência que, segundo ele, ofereceu propostas alternativas para o transporte das 13 famílias que podem se tornar uma solução provisória até a reunião estabelecida para o próximo ano.

O diretor da Secretaria dos Transportes, Osvaldo Della Giustina, enfatizou ações já realizadas pela pasta, no transporte de pessoas com deficiência, como a adaptação gradativa da frota de ônibus do município, com mais de 300 veículos, dos quais 106 estão adaptados. Disse que a previsão para 2012 são de mais 30, e o agendamento de veículos, perante comissão, para pessoas com extrema dificuldade de locomoção.

Della Giustina também se comprometeu a estudar a legislação que abrange o passe livre para deficientes, que permite a passagem do acompanhante, mas somente na presença do dependente. Para ele, isso dificulta o transporte das crianças e seus familiares.

A diretora da escola, Maria Alice Rodrigues, expressou a sua preocupação com esse problema que, segundo ela, vem se prolongando por algum tempo, já que a maioria dos pais não tem condições financeiras para garantir um transporte particular. A importância da frequência regular dos alunos na escola foi destaca pela psicóloga da instituição, Aline Mendes.

Promotora do Ministério Público, Adriana Diesel sugeriu avanços mais expressivos, como a implantação de uma linha específica, nos moldes do transporte rural, que fornece mobilidade para estudantes afastados do município.

Além do presidente Nunes, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Vinicius Ribeiro/PDT e Vigili Costa/PDT.

22/11/2011 - 19:39
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo