Voltar para a tela anterior.

Parque Cinquentenário deverá receber subsede da Guarda Municipal

Concurso para ampliar o efetivo policial também foi anunciado em audiência pública


Uma subsede da Guarda Municipal deverá ser instalada em quiosque, junto ao parque Cinquentenário, em Caxias do Sul. O diretor do órgão, Sebastião de Freitas, confirmou essa tendência em audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (21/11), no plenário da Câmara. No encontro, promovido pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, ele detalhou que a medida faz parte do processo de descentralização da Guarda.

Freitas comentou, porém, que o quiosque ainda precisa passar por reformas, a fim de se adequar às necessidades da Guarda Municipal. Ele também apontou para a realização de concurso público, em 2012, a fim de ampliar o efetivo das forças policiais, no município. Prometeu estudar a proposta de fechar o portão da parte de trás do parque, um pedido constante dos frequentadores.

O presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, se mostrou satisfeito com os encaminhamentos discutidos na audiência. A instalação da subsede, aliada ao reparo da iluminação e ao comprometimento da Brigada Militar, em reforçar o patrulhamento, são importantes, para melhorar a segurança do parque, refletiu. Ele informou que será produzida uma lista com indicações, para enviar ao Executivo.

O diretor da Guarda Municipal, no entanto, não deixou de reclamar da carência da força policial, que hoje conta com 150 guardas atuantes, que se revezam mensalmente, em turmas de 30 oficiais, para integrar um curso de qualificação.

Na mesma linha, o capitão da 2° Companhia da Brigada Militar, Rodrigo Becker, afirmou que o efetivo da corporação também carece de oficiais para manter uma patrulha constante. Disse que esse quadro força a priorização do envio de patrulhas para os locais com maior necessidade.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro de São Pelegrino, Antíoco Sartor, a segurança no parque vem se deteriorando nos últimos anos, o que, a seu ver, diminui o número de frequentadores.

O representante dos usuários do local, Noé de Oliveira, concordou. Há seis anos, o parque recém-renovado era aproveitado por toda a população, e hoje está deserto, por conta da falta de segurança, resumiu Noé.

O estado de limpeza do parque também foi defendido pelos presentes à audiência. Nerio Susin, que representou a Secretaria do Meio Ambiente, destacou que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (CODECA) limpa o espaço diariamente, pela manhã. O presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter, concordou com a observação de Susin.

Além do presidente Beltrão, integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT e Renato Nunes/PRB.

21/11/2011 - 19:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo