Voltar para a tela anterior.

Câmara lota plenário e lança a 17ª Festa Campeira de Vila Oliva

O evento acontece de 17 a 20 de novembro, no distrito caxiense


Mais de 150 pessoas, entre autoridades e entusiastas do tradicionalismo gaúcho, lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira (07/11), para o lançamento oficial da 17ª Festa Campeira de Vila Oliva. O evento acontece de 17 a 20 de novembro, no distrito caxiense.

O presidente da Casa, Marcos Daneluz, mesmo ao admitir não ser praticante do tradicionalismo, confessou admirá-lo. Segundo ele, seu pai é muito vinculado à cultura gaúcha. Disse que a festa valoriza o desenvolvimento do Interior de Caxias. Os laços entre o gaúcho e a tradição têm que ser reforçados, salientou.

O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Jó Arse, destacou que Caxias possui 88 entidades, o que a faz ser conhecida, segundo ele, como a capital mundial dos centros de tradição gaúcha (CTG). Referiu que há 16 mil pessoas de Caxias cadastradas nas agremiações locais. Observou, ainda, que a indumentária gaúcha é considerada traje de gala no Rio Grande do Sul.

O organizador do CTG Parque de Rodeios Vila Oliva, Ricardo Daneluz Neto, ressaltou o caráter campeiro da festa, o que inclui provas, atrações artísticas e apreciação à culinária típica.

O deputado estadual e coordenador da festa, Alceu Barbosa Velho/PDT, agradeceu pelo fato de ter sido indicado para a coordenação. Conforme o parlamentar, o evento enfatiza o papel do homem do campo. Para o deputado federal Assis Melo/PCdoB, o cultivo à tradição engrandece o estado.

O secretário municipal da Cultura, Antonio Feldmann, também declarou não ser dedicado às práticas gaúchas. Pontuou, contudo, o seu apreço a valores do tradicionalismo, como o culto à estrutura familiar, à disciplina, ao respeito. Segundo ele, é fundamental amar o local onde se vive.

A apresentação do músico Sabiá da Serra encerrou a solenidade.

07/11/2011 - 21:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo