Voltar para a tela anterior.

Toigo repercute participação no Congresso Internacional da Leitura

O vereador esteve em Cuba, para divulgar o programa Livro Meu


O Congresso Internacional da Leitura, ocorrido de 25 a 29 de outubro, em Havana, Cuba, contou com a presença do vereador caxiense Gustavo Toigo/PDT, que repercutiu sua participação no evento durante a sessão ordinária desta terça-feira (01). O parlamentar, junto ao secretário municipal da Cultura, Antônio Feldmann e demais representantes da cidade, estiveram na capital cubana a fim de divulgar o Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), também conhecido por Livro Meu, implantado em Caxias do Sul ainda no ano de 2005.

Toigo destacou que mais de 15 países participaram do congresso, que apresentou cerca de 110 atividades, entre seminários, oficinas e painéis, todos com enfase nos benefícios trazidos pela leitura e em programas de incentivo vigentes.

Na busca por traçar um panorama geral de Cuba, Toigo comparou os cubanos com os brasileiros, no que diz respeito à receptividade, mas destacou que lá existe muita restrição à comunicação e que a liberdade de expressão é muito frágil. Enfatizou, também, que o povo apoia o regime em vigor. A seu ver, os indicadores de saúde e educação são bons, as crianças têm aulas de artes e de teatro e não se veem notícias sobre criminalidade.

O vereador anunciou, ainda, que trouxe um material muito interessante, entre entrevistas, fotos e vídeos, que pretende compilar e apresentar aos demais vereadores.

Para o vereador Vinicius Ribeiro/PDT, os investimentos feitos na área da educação refletem de forma muito importante, na sociedade, e trazem resultados positivos em relação ao ambiente no qual as crianças vivem.

01/11/2011 - 19:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo