Voltar para a tela anterior.

Vereadores comentam sobre pacote de melhorias no trânsito

Vinicius elogiou adequações que devem ser feitas na cidade


O pacote de medidas para melhorar o trânsito do centro de Caxias do Sul, apresentado pelo Executivo, foi a pauta do vereador Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (26). O parlamentar enfatizou que, no período em que foi secretário municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade, entre 2009 e 2010, muitas das propostas que agora irão se concretizar já estavam em pauta. Isso quer dizer que estávamos no caminho certo, externou. Para Vinicius, as medidas adotadas contribuem para o avanço da cidade.

De acordo com ele, foram dez as medidas apresentadas pelo Executivo: redução do Zona Azul e criação do Zona Verde com metade do preço; criação de uma Zona Branca, para farmácias, hospitais, ambulâncias, gratuita e por 15 minutos com alerta ligado; abertura de 40 novas licenças de táxi; fim do estacionamento na rua Sinimbu, entre a Moreira César e a Praça Dante; transformação do estacionamento oblíquo na rua Moreira César, entre a Pinheiro Machado e a Sinimbu, em estacionamento paralelo; criação de 1 km de novos corredores de ônibus nas ruas Bento Gonçalves, Coronel Flores e Marechal Floriano; fim do estacionamento na rua Marechal Floriano, entre a Sinimbu e a Pinheiro Machado; construções de duas novas grandes estações de embarque e desembarque nas ruas Montaury e Pinheiro Machado; retirada da Rua Sinimbu de algumas linhas, como as que vêm da região do bairro Serrano (circularão pela Montaury, Pinheiro Machado, Coronel Flores e Bento Gonçalves); e instalação de quatro novas sinaleiras para pedestres.

O vereador Mauro Pereira/PMDB apontou investimentos que já foram realizados e contribuem para o trânsito de Caxias do Sul, como a abertura da Perimetral Leste. O parlamentar ressaltou o papel determinante do governo Sartori no desenvolvimento da cidade, principalmente, segundo ele, na área de trânsito e transporte. Mauro acredita que o pacote vai contribuir com a fluência do trânsito, na área central.

Enquanto isso, o vereador Rodrigo Beltrão/PT comentou sobre a demora do Executivo para propor mudanças significativas na área do transporte. Para ele, a prioridade deve ser o transporte coletivo urbano. O negócio é tirar o usuário do transporte individual para o coletivo, porque, se não tiver transporte funcionando bem, não vai desafogar o centro, opinou. A vereadora Ana Corso/PT apoiou o colega de bancada, frisando a demora para concretizar o projeto que, de acordo com ela, tinha propostas do governo popular.

Na mesma linha, o vereador Marcos Daneluz/PT destacou que o governo Pepe Vargas fez asfalto no Interior, sem usar financiamento. De acordo com ele, todos os prefeitos que passaram pela administração de Caxias do Sul ajudaram a construir a cidade, com os recursos de que dispunham no momento. Falou, ainda, que a época é ótima para o governo Sartori que, conforme ele, encontrou o governo federal equilibrado financeiramente.

O vereador Elói Frizzo/PSB lembrou que a ideia de fechar a avenida Júlio de Castilhos partiu dele.

26/10/2011 - 20:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo