Voltar para a tela anterior.
O parlamentar Alexandre Bortoluz/PP ocupou a tribuna, durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (02/04), para discursar sobre um ataque contra uma professora de Caxias do Sul, além de lamentar a morte do policial militar Lucas Alexandrino da Silva. O progressista também fez um convite a todos para participarem de um evento alusivo ao autismo, que acontece durante a tarde de quarta-feira (02/04).
O vereador se manifestou a respeito de um ataque a uma professora no município, feito por três suspeitos, que são alunos menores de idade, durante a última terça-feira (1º/04). A profissional foi esfaqueada, mas sobreviveu. Segundo Bortoluz, já foi da hora de passar a mão na cabeça de quem comete delitos. Criticou a atual legislação brasileira, por não ter penas mais graves a criminosos.
Durante a última semana, ele esteve em Brasília, para participar do Fórum de Segurança Pública, evento promovido pela Fundação do Partido Progressista. Uma das principais pautas debatidas foi a questão do enrijecimento da lei, tema que Bortoluz julgou como necessário, pois representa a possibilidade de mais segurança e proteção da população. “Em um país sério, esses ‘anjinhos’ que cometeram o crime contra a professora facilmente pegariam anos de prisão”, afirmou o progressista.
Bortoluz ainda tratou sobre uma hipótese ventilada, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro/PL (2019-2021), de implementar detectores de metais em escolas públicas do país. A questão foi muito criticada na época, e acabou por não ser aprovada. Segundo o vereador, se a escola na qual a professora foi atacada tivesse tais detectores, o crime poderia ter sido evitado, já que os suspeitos não conseguiriam entrar no ambiente com facas. “Ou a gente bate de frente diuturnamente com tais contextos e acabamos com a impunidade, ou ela vai nos impor cotidianamente situações devastadores, como essa”, alestou o parlamentar.
O progressista também divulgou uma nota de pesar referente à morte do policial militar Lucas Alexandrino Nazario da Silva, na última terça-feira (01/04), em decorrência de um acidente de trânsito, em Caxias do Sul. Bortoluz lamentou a perda do profissional, e afirmou que sua memória será sempre honrada e eternizada por todos que conheciam Alexandrino.
Além disso, aproveitou o momento para realizar um convite a todos os membros da Casa Legislativa e à comunidade em geral, para prestigiarem o evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Será um seminário nesta quarta-feira (02/04), no Plenário Nadyr Rossetti, às 14h. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas e Portadores de Doenças Raras.