Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (25/02), foi discutido o projeto de lei 33/2025, por meio do qual o Executivo pede ao Legislativo autorização para liberar R$ 1,3 milhão à Comissão da Festa da Uva e Feiras Agroindustriais. O objetivo é atender despesas com a realização da 4ª Festa das Colheitas, prevista para acontecer de 7 a 23 de março, no Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Entre outros pontos, a matéria aponta que o evento é multicultural e comemora a safra hortifrutigranjeira de Caxias do Sul, setor no qual a cidade é a maior produtora gaúcha. O projeto da festa foi pensado para acomodar mais de 600 pessoas sentadas na área de gastronomia, com o foco nos produtos locais, contando com a tradicional polenta brustolada, com o queijo e o salame, além de grostoli, pães, torradas, pizzas, crepes e outros pratos.
O Executivo prevê passe livre no transporte público, em um dos domingos da festa. As crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal receberão um ticket para o parque de diversões. Espera impacto econômico, sobretudo a partir da gastronomia e da rede hoteleira.
Em plenário, diversos vereadores anteciparam posicionamentos para quando a proposição retornar à pauta, em votação. De um lado, a defesa de que os recursos se fazem necessários para o turismo local. De outro, a ponderação de que o município deveria tirar melhor proveito de leis de incentivo, recorrendo menos a verbas do chamado caixa livre.