Voltar para a tela anterior.
A partir da tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/02), o vereador Capitão Ramon/PL se pronunciou pela primeira vez, no grande expediente do Legislativo. Contou a própria história de vida e expôs propostas de melhorias para Caxias. O vereador aproveitou o espaço para explicar o projeto de lei 12/2025, pelo qual pede o bilhete único em Caxias do Sul.
Ramon iniciou o discurso com uma citação da Bíblia: “Para Deus nada é impossível”- Lucas 1:37”. Disse que passagem inspirou a candidatura a vereadora. Por nunca ter se envolvido com política na carreira e na vida, ter sido eleito na atual Legislatura o surpreendeu, segundo ele, que somou 3.089 votos nas eleições de 2024.
Nascido em Caxias do Sul, na época do Ensino Médio conciliava as aulas noturnas no Colégio Estadual Imigrante, de ensino público, com os estudos no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica e estágio no setor de fotocópias, na Prefeitura. Morou na cidade até os 19 anos, quando entrou para o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), no 3° Grupo de Artilharia Antiaérea (3° GAAAe), e conheceu a carreira militar.
Em 2012, foi aprovado em um concurso público federal, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Já em 2013, com 20 anos de idade, estabeleceu residência em Campinas-SP. Entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 2014, permanecendo até 2017. Formou-se oficial de carreira do Exército Brasileiro.
O liberal destacou que, ao longo da carreira, morou em 10 municípios. Por conta disso, pôde observar as inovações aplicadas nas outras regiões, e que ainda não são adotadas em Caxias do Sul, como ciclovias, pista de corrida e parque com lago no centro para manter a temperatura local. Comentou que, em 2018, sendo oficial do Exército, se identificou positivamente com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro/PL, porém, entendia que os militares deveriam ser apolíticos e não fazia manifestações. Em 2022, optou por trocar a vida pública e militar pela política, pretendendo atender a população com ética e moral.
Ramon explicou o projeto de lei 12/2025, de sua autoria, que cria o Bilhete Único em Caxias do Sul. Elaborado recentemente, tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no transporte público. O documento foi protocolado em 20 de janeiro, e dispõe sobre um sistema de tarifação do transporte coletivo. A ideia partiu dos sistemas já existentes nos outros estados, se aprovado no plenário da Câmara de Vereadores, um valor diário, estimado em 11 reais, será estabelecido aos passageiros, o que permitirá várias utilizações dos transportes ao longo do dia gratuitamente.
Os pontos de ônibus terão sistema parecido com os EPIs. Para os idosos, não haverá tarifa, para os estudantes, somente a metade do valor será cobrado. A proposta é considerada pelo vereador como fundamental para a fluidez no trânsito, e economia para os passageiros.
Nos apartes, Sandra Bonetto/NOVO manifestou a importância da solução para o transporte público. Tenente Cristiano Becker/PRD deu os parabéns à conduta apresentada por Capitão Ramon.
Veja o resumo da Sessão