Voltar para a tela anterior.

Vereador Capitão Ramon apresenta Projeto de Lei que institui o “bilhete único” no transporte coletivo de passageiros

O protocolo ocorreu nesta terça-feira (21/01) e seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e, após aprovado, vai para a votação em plenário


Na última terça-feira (21/01/2025), o Vereador Capitão Ramon, protocolou o seu primeiro Projeto de Lei, que propõe a criação do Bilhete Único no sistema de transporte coletivo de Caxias do Sul. 

O presente projeto lei visa a implantação, em nossa cidade, do sistema de tarifação do transporte coletivo, conhecido como bilhete único.

O Vereador esclarece que “o Bilhete Único já é uma realidade para grandes centros econômicos e aqui, não é diferente. Estamos falando de um sistema de integração do transporte coletivo que vai beneficiar, diretamente, cerca de 100 mil habitantes de Caxias do Sul e que, por meio deste projeto, poderemos ter até 150 mil passageiros utilizando deste benefício, por dia. Além de causar uma economia de, aproximadamente, R$ 22 (vinte e dois) milhões de reais aos cofres públicos, pois não será mais necessário a construção de mais Estação Principal de Integração (EPI), ressalta o parlamentar.”

Esse sistema de cobrança já demonstrou seu sucesso nas cidades de São Paulo-SP Campinas-SP e Rio de Janeiro-RJ; bem como no exterior, onde foi possível verificar ”in loco”, por este legislador. A utilização desse sistema proporciona uma integração entre os habitantes de uma cidade, assim como igualdade, mesmo para aqueles que residem em uma área mais periférica.

Os benefícios ressaltados pelo legislador são os seguintes: aumento do número de passageiros utilizando o modal de transporte público urbano; economia dos usuários com o transporte; redução dos custos operacionais das empresas que possuírem concessão, rapidez no deslocamento, redução do trânsito, facilitando a mobilidade urbana; assim como reduzindo os poluentes, sendo um modal mais sustentável. 

Temos certeza que a implantação do Bilhete Único em nossa cidade resultará em uma economia para a população com o transporte, um dos itens que mais pesam na cesta básica da população economicamente vulnerável. Outrossim o aumento no número de passageiros atraídos para o transporte coletivo, pelo fato da redução de seu custo; completa Capitão Ramon.

A expectativa é que a iniciativa seja muito bem recebida pelos nobres colegas vereadores e pelo Poder Público Municipal, conforme já fora tratado, diretamente, com o Prefeito reeleito Adiló Didomenico, o qual destacou que: “a ideia vem em boa hora”. 

O projeto segue, agora, para a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e, após aprovado, vai para a votação em plenário.

22/01/2025 - 08:43
Gabinete do Vereador Capitão Ramon Teles/PL
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo