Voltar para a tela anterior.
Amigos, familiares e autoridades lotaram o plenário legislativo para prestigiar o empresário Eduardo Menezes, que tornou-se, nesta terça-feira (12/10), Cidadão Emérito de Caxias do Sul. O título proposto pelo vereador Adriano Bressan/PP, com aprovação unânime do Parlamento, foi entregue em solenidade conduzida pela presidente Marisol Santos/PSDB. Bressan foi quem discursou em nome de todos os parlamentares. Ao discorrer sobre a trajetória de Menezes, o vereador valorizou a capacidade empresarial, o amor à família e o coração voluntário do homenageado.
“Eduardo sabe que o sucesso não se mede apenas pelo crescimento econômico, mas também pelo impacto que gera na sociedade. Ele acredita que, ao conquistar tanto, é fundamental retribuir, por isso sempre esteve presente em diversas entidades e causas sociais de Caxias do Sul, com o objetivo de gerar oportunidade para as pessoas e contribuir para um mundo melhor. Caxias do Sul o acolhe como um dos seus filhos ilustres. Que sua trajetória continue a inspirar muitos outros a seguirem o caminho do trabalho, da generosidade e do amor por nossa terra”, enfatizou Bressan, listando, em especial, a atuação de Menezes pelas empresas em que passou, no negócio que comanda com sócios, a Lubritec, e nas entidades em que segue participante, como Recreio da Juventude, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav).
O vereador ressaltou a amizade com a família de Menezes, que é casado há 30 anos com Tatiana Raquel Ruzzarin Menezes, com quem tem uma filha: Eduarda Ruzzarin Menezes, princesa da Festa Nacional da Uva 2024. Ambas permaneceram bem próximas da mesa de autoridades e receberam elogios de Bressan e agradecimentos do homenageado, que fez questão de contemplá-las.
Da tribuna, Menezes expressou gratidão à família, aos amigos e aos vereadores, com destaque ao parlamentar Adriano Bressan/PP. Recordou da partida da mãe quando ainda era pequeno, do cuidado da avó, dos estudos no Madre Imilda, da experiência de trabalho no Banco do Brasil e na Casa das Armas, do momento em que decidiu empreender, do estímulo permanente que recebe da esposa e da filha, da ajuda dos amigos e do aprendizado que obtém em suas atividades voluntárias. “O maior agradecimento que podemos ter na nossa vida, de nossos filhos, nossos netos, nossos amigos, é praticar a filantropia, ajudando a quem precisa. Essa é a grande mensagem que a gente tira quando a gente trabalha. Eu só agradeço a todos pela atenção, todos que vieram aqui me prestigiar, saindo do conforto do seu lar e que, junto comigo, vieram agradecer e reconhecer o grande significado dessa homenagem. A melhor maneira de retribuir a essa homenagem é trabalhando ainda mais por uma Caxias melhor”, enfatizou.
Durante a solenidade, um vídeo mostrou diversos depoimentos de parentes, amigos e colaboradores de Menezes, ressaltando sua dedicação ao próximo e a humildade. Diante dos testemunhos, a presidente Marisol parabenizou o empresário por ser exemplo e inspiração para as novas gerações e para população como um todo. Representando o poder Executivo, compareceu ao ato o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
O título de Cidadão Emérito é concedido pelo Parlamento a pessoas que nascem em Caxias do Sul com o propósito de reconhecer o trabalho que desenvolvem pela cidade e pela população local.
Além da distinção do Legislativo Municipal, Menezes foi agraciado com uma homenagem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Uma placa foi entregue pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, e por Idalice Teresinha Manchini, vice-presidente de Comércio.
Assista à Sessão Solene na íntegra:
SAIBA MAIS SOBRE O HOMENAGEADO:
- O empresário Eduardo Menezes nasceu em Caxias do Sul, no dia 3 de novembro de 1962. É filho de João Menezes e Ivone Correa Menezes e tem dois irmãos, Gláucia e Alexandre Menezes. É casado há 30 anos com Tatiana Raquel Ruzzarin Meneze. Juntos, têm uma filha, Eduarda Ruzzarin Menezes, princesa da Festa Nacional da Uva 2024.
- Eduardo iniciou sua jornada educacional no Colégio Madre Imilda, que era administrado por irmãs e oferecia um ensino focado em valores como família, religião, educação moral e cívica. Após a conclusão, seguiu para o Colégio Estadual Imigrante, iniciando o curso de Comercialização e Mercadologia. Em 1982, ingressou na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no curso de Ciências Contábeis, formando-se em 1987.
- Com o objetivo de seguir a carreira contábil, recebeu uma oportunidade de trabalhar na empresa Casa das Armas Caxias. Nessa fase, começou a atuar na área de contabilidade, cuidando dos livros fiscais, além de trabalhar no crediário e no atendimento ao público.
- Nos anos seguintes, seguiu no comércio e se tornou sócio-proprietário da Lubritec Distribuidora de Lubrificantes.
- No âmbito social, já foi membro ativo do Recreio da Juventude e, atualmente, participa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e do Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav).
Veja também a matéria da TV Câmara Caxias: