Voltar para a tela anterior.

Vereadora Rose Frigeri/PT cobra melhorias ao município de Caxias do Sul

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/12), a petista explanou sobre diversos problemas que, segundo ela, seguem sem receber a devida atenção


A vereadora Rose Frigeri/PT usou a tribuna, nesta terça-feira (10/12), para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e cobrar do município soluções na área social. No grande expediente, a parlamentar destacou a data e afirmou acreditar na relevância das discussões acerca do tema, em razão, por exemplo, dos desafios enfrentados pelas pessoas em situação de rua e a precarização na infraestrutura da cidade. A petista pediu que o dia referente à Proclamação da Declaração dos Direitos Humanos estabelecida pela Organização das Nações Unidas tivesse como foco a reflexão das questões humanitárias.

Entre outras situações questionadas pela parlamentar, na tribuna, estiveram os asfaltamentos com obras inacabadas; e a falta de água em escolas infantis, causando dificuldade para higiene e alimentação nessas instituições. Diante disso, cobrou do governo municipal medidas que resolvam tais problemas.

Na avaliação da petista, a população em situação de rua não recebe a devida atenção da administração mesmo que existam políticas públicas afins. Para Rose, seria fundamental colocar em prática planos de abrigamento e educacionais.

A vereadora aproveitou para valorizar iniciativas do governo federal, como o Programa Dignidade Menstrual, que permite às mulheres o acesso gratuito a absorventes e, consequentemente, a mais saúde, justiça e bem-estar. Rose lamentou que muitas mulheres encarceradas se encontram em abandono, sem receber visitas ou qualquer tipo de apoio.

Para a parlamentar, direitos como moradia adequada, educação de qualidade, acesso à saúde e à segurança, alimentação saudável e trabalho não são privilégios, não possuem cor partidária e não se limitam a uma causa. Portanto, deveriam ser efetivamente garantidos.

Conforme Rose, os direitos humanos são compromissos de seu gabinete. Tanto que lembrou da produção de mais de 500 cartilhas informativas sobre o tema. Para o próximo mandato, pretende ouvir ainda mais a comunidade para que se sinta integrante ativa do Parlamento.

10/12/2024 - 16:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo