Voltar para a tela anterior.
Passou pela primeira discussão em plenário, nesta terça-feira (10/12), o Projeto de Lei n.º 215/2024, de autoria do Poder Executivo, que visa incluir a Festa Campeira Gaúchos de Fato no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. A festividade ocorre anualmente, no último final de semana de julho, promovida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tauras do Laço, realizando atividades campeiras, como o tiro de laço. Agora, o projeto aguarda para voltar ao plenário para segunda discussão e votação.
Segundo o documento, a Festa foi idealizada por um grupo de amigos que buscavam resgatar as origens culturais do estado. No dia 18 de março de 2021, Rodrigo Andrade e Jorgemar Cardoso tiveram a ideia do formato inicial: um torneio de laço em que a família deveria ser o centro das atenções.
O nome “Gaúchos de Fato” foi criado logo após toda a programação do primeiro evento estar pronta. A princípio, criou-se o duelo individual e em duplas, somente para competidores acima de 40 anos. Com o passar do tempo, foi observado que, para atrair toda família no evento, seria necessário criar competições para crianças e mulheres. No ano de 2025, será realizada a sexta edição da festividade.