Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (10/12), o projeto de lei 139/2024, que revoga o art. 23 da lei nº 8.892, de 14 de dezembro de 2022, que institui normas para a autorização, instalação e cadastramento de Estações Transmissoras de Radiocomunicação, foi aprovado pela unanimidade dos vereadores. O PL é de autoria do Executivo e, para se tornar lei, fica pendente da sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.
Conforme o documento, a alteração pretende revogar o art. 23, que prevê o recolhimento de 200 VRMs (sigla para Root Mean Square, que em português significa Raiz Média Quadrática) para os procedimentos administrativos que visam ao licenciamento e ao credenciamento das Estações de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS).
O PL também destaca que a cobrança por meio de legislação municipal foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n.º 1.063, impetrada pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), em desfavor do município de Guarulhos/SP.
DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI nº 139/2024
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim