Voltar para a tela anterior.

Prêmio Caxias do Sul reverencia 25 anos do Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG

A horaria partiu de indicação da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB e foi entregue em cerimônia promovida nesta quinta-feira (05/12), no plenário do Legislativo caxiense


As duas décadas e meia de atuação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) conquistaram reconhecimento do Parlamento caxiense, nesta quinta-feira (05/12). A distinção partiu da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, que é egressa da instituição, onde se formou fisioterapeuta em 2012 e se especializou em Docência no Ensino Superior em 2014. A cerimônia de entrega da honraria foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Adriano Bressan/PP. E o discurso em nome de todos os legisladores coube à proponente da honraria, que recordou de seus momentos enquanto acadêmica da instituição e destacou a relevância do Ensino Superior e da FSG na construção profissional de muitos estudantes da Serra Gaúcha.

“Se existem locais onde sonhos são construídos e realizados, são as instituições de Ensino Superior. Por corredores dessas instituições, conversas, risadas, novas amizades são formadas. Pelos corredores, se formam grandes profissionais, se revelam talentos, se descobrem amizades, às vezes, até mesmo amores, muito conhecimento, parcerias e memórias que farão parte da vida de cada um de nós. Fazer a diferença, abrir diálogos, revelar talentos, é isso o que vocês realizam no dia a dia. Parabéns pelos 25 anos dedicados à transformação social no meio da educação. Vida longa à FSG e a todos os seus colaboradores”, desejou Tatiane, valorizando a atuação e o impacto dos docentes na vida das pessoas.

Da tribuna, o reitor da FSG, professor doutor Denis Chidem, saudou a vereadora Tatiane e todos os demais legisladores pelo Prêmio Caxias do Sul. Também cumprimentou estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade. Em seguida, registrou alguns marcos da instituição e a contribuição para o desenvolvimento social da região. “A FSG trilhou um caminho de crescimento e sucesso em toda sua trajetória. Também tornou-se pilar fundamental para a formação de profissionais competentes e cidadãos comprometidos, fortalecendo setores como educação, saúde e inovação. Agradecemos à comunidade de Caxias do Sul que sempre acreditou e investiu na FSG como espaço de oportunidade e crescimento. Unidos, continuaremos construindo uma instituição que transforma vidas e projeta um futuro melhor para todos nós”, realçou.  

Chidem sublinhou o trabalho de extensão que a instituição promove, ao lado do ensino e da pesquisa. Segundo o docente, em 2023, mais de 48 mil atendimentos foram prestados no Centro Integrado de Saúde da instituição. Também comemorou a autorização recebida neste ano para o funcionamento do curso de Medicina, com possibilidade de abrir 60 vagas para quem almeja essa capacitação.

Além do reitor e do vice-presidente Bressan, que é egresso do Direito da FSG, fizeram parte da mesa de autoridades, durante a cerimônia, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB, a pró-reitora Acadêmica da FSG, professora mestra Ana Claudia Zampieri; e a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB. O Prêmio Caxias do Sul é concedido a pessoas ou instituições que prestam serviços à comunidade.

Neste link, confira a íntegra da solenidade: https://www.youtube.com/watch?v=GO9QezjMH-E&t=665s

 

SAIBA MAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO HOMENAGEADA

- Fundada como Faculdade no ano de 1999 e mais tarde transformada em Centro Universitário em 2016, a FSG conta com uma variedade de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia) e pós-graduação (especialização e MBA), em formatos presenciais e na modalidade a distância.

- A instituição teve como primeiro endereço a Avenida Rubens Bento Alves, nº 8308, no Bairro Sanvitto. A partir de 2005, a sede se descolou para a Rua Os Dezoito do Forte, nº 2366, no Bairro São Pelegrino, local em que promove atividades de ensino até hoje.

- Desde 2018, a FSG integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o que permitiu novos investimentos em infraestrutura e a criação de cursos em áreas estratégicas, como Ciência da Computação, Engenharia Mecatrônica e Pedagogia. Com um campus moderno de mais de 53 mil m², a instituição inaugurou o Teatro e o Complexo de Medicina Veterinária, ampliando a capacidade de inovação e apoio ao ensino.

- A instituição também proporciona de forma ativa eventos de integração à comunidade, como atividades esportivas e culturais. Além disso, possui o Centro Integrado de Saúde, que oferece atendimentos nas áreas de biomedicina, educação física, estética e cosmética, fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. Exames de prevenção e laboratoriais também são ofertados para o público.

- Atenta às necessidades educacionais de nível superior, alinha propostas inovadoras com foco na praticidade de ensino em convergência com as demandas do mercado. Em 2023, recebeu o conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota provou que o Centro Universitário conseguiu atender e cumprir com distinção todos os critérios exigidos pela Comissão Avaliadora e obteve, em 2024, a autorização para o curso de Medicina.

05/12/2024 - 23:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo