Voltar para a tela anterior.
A vereadora Estela Balardin/PT utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (04/12), para prestar contas de ida a Brasília nos dias 27 e 28 de novembro. A petista destacou que a maior motivação da visita foi participar do encontro “Jornada de mulheres”, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres e pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto E Se Fosse Você?.
A parlamentar informou que, ao encontro, estavam presentes mulheres parlamentares e lideranças de todo o país, como a ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves/PT, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco/PT, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara/PSOL e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo dos Santos/PT. Destacou que o objetivo foi debater a violência política de gênero que, em sua visão, não atinge apenas as mulheres que estão envolvidas em espaços de tomadas de decisões, mas também os familiares e amigos das vítimas.
“Tememos não só pela oportunidade e garantia do direito de estarmos aqui nos posicionando, mas quando reafirmamos a existência da violência política de gênero e destacamos a necessidade de pensar formas de enfrentá-la diretamente, estamos falando que isso nos dá receio sobre nossas vidas, nossa integridade física, dos familiares, dos amigos e apoiadores. Precisamos falar sobre isso!”, frisou a vereadora.
Estela enfatizou que, desde a implementação da Lei nº 14.192/2021, que criminaliza a violência política de gênero, a cada sete dias, 30 casos são registrados no estado. Ressaltou que 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres e 12,3% no Senado. Porém, de acordo com ela, ainda há muitos avanços para serem feitos, principalmente no Legislativo caxiense.
Contou que esteve com o deputado federal Elvino Bohn Gass/PT articulando emendas para serem destinadas aos bairros e comunidades de Caxias do Sul. Esteve em agenda com o Ministério da Educação para sugerir um curso de extensão na grade curricular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que será implementada na cidade, voltado às práticas de linguagem e cultura. Além disso, ela apresentou um projeto criado por um estudante do programa Vereador Por Um Dia, da Câmara Municipal, que institui no município o dia do estudante imigrante.
Já em reunião com o Ministério da Cultura, debateu investimentos do governo federal para a cultura caxiense. Finalizou pedindo a implementação de um calendário cultural na cidade, através dos projetos protocolados pelos artistas para o fomento do tema e sugeriu a instalação de uma comissão para debater o assunto em prol da comunidade e dos profissionais locais.