Voltar para a tela anterior.
Os nomes do ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, e da líder comunitária Zenite Aparecida de Jesus foram aprovados pelo Legislativo na manhã desta quinta-feira (21/11) para se transformarem denominação de estrada e de rua em Caxias do Sul. A proposta foi encaminhada pelo vereador Rafael Bueno/PDT. Para o vereador, além do legado, ambos foram filiados ao partido do qual Bueno é presidente municipal, quer dizer, preocupados com causas sociais como educação e cultura.
Zenite nasceu em Anita Garibaldi (SC). Teve uma filha, Julia, e sua história foi marcada de ótimas memórias, bons amigos e momentos especiais. Durante a vida, sempre preservou as amizades e lutou com garra em todas as experiências, lembrou Bueno. Ela foi candidata à vereadora pelo PDT por duas vezes por meio da AMT (Ação da Mulher Trabalhista) onde lutou sempre com muita garra. Zenite morreu no dia 11 de fevereiro de 2021 vítima de neoplasia pancreática, aos 56 anos. A rua com seu nome seu nome ficará no bairro Santa Fé.
Zenite Aparecida de Jesus
"Sempre recordo dela pela força, sorriso, alegria e bom humor, além de ser uma cabeleireira de mão cheia. E era uma grande dançarina, diga-se de passagem", falou Bueno, para emoção de sua irmã, Maria Terezinha.
Em relação a Savaris, que nasceu em Casca (RS) e faleceu em 17 de junho de 2023, aos 67 anos, Bueno recordou do seu enorme destaque no cenário estadual e até nacional, sendo uma referência. Era casado com Odila Paese Savaris. Tiveram três filhos, Thiago, Tomas e Alina, e quatro netos. O principal legado deixado, segundo a família, foi justamente o que Savaris passou em termos de valores. Ele era oficial da reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Estava à frente do MTG no 9º mandato. Para o Movimento, que conhecia como ninguém, deixa um legado muito grande. Ele sempre teve grande participação nas maiores decisões da entidade. Ele era muito defensor da preservação da cultura gaúcha. Savaris também escreveu livros sobre a cultura gaúcha, como "Rio Grande do Sul: história e identidade" e "Manual de Tradicionalismo Gaúcho", ambos publicados pelo MTG. A estrada municipal com seu nome ficará no distrito de Vila Cristina.
"Era um homem essencial para o nosso Rio Grande, nas mais diversas áreas, por isso, é preciso lembrar e preservar o seu legado", destacou Bueno, na presença de diversos familiares e amigos de Savaris, que estiveram em plenário.
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: