Voltar para a tela anterior.

Vereadores autorizam o município a tomar crédito de até US$ 40 milhões ao Programa Prodigital

Junto à CAF, e com a garantia da União, a operação busca garantir transformação digital para uma cidade inteligente


Os vereadores autorizaram o município a tomar crédito de até US$ 40 milhões, para viabilizar o Programa Prodigital. Na sessão ordinária desta terça-feira (19/11), por unanimidade, os parlamentares caxienses aprovaram o projeto de lei 175/2024, por meio do qual o Executivo Municipal detalha que a operação se dará junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com a garantia da União. A intenção é garantir transformação digital e enquadrar Caxias do Sul no conceito de cidade inteligente. Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Na exposição de motivos da matéria, o chefe do Executivo destacou a possibilidade de impacto na melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, além de uma contribuição com a chamada resiliência climática. Diretamente, ele prevê que 35.000 estudantes da rede pública municipal sejam beneficiados.

Adiló disse que o programa atuará na formação continuada de 1.600 profissionais da área. “Além disso, as ações voltadas à redução da vulnerabilidade de comunidades e infraestruturas para eventos naturais atingirão 717 moradias em áreas de risco, correspondendo a 2.800 pessoas. Trata-se do monitoramento preventivo de chuva e deslizamentos”, informou.

Outro ponto do Prodigital diz respeito à ampliação do acompanhamento das áreas públicas, com ênfase às escolas, numa contribuição direta com mais de 150 mil cidadãos. Ou seja, 30% da população local. No caso da rede de segurança pública, as mudanças poderão ser verificadas junto a toda a comunidade urbana, o que corresponde a 420.000 habitantes.

Noutras frentes, um centro de inovação prevê contemplar até 100 startups, gerando empregos e atraindo investimentos de tecnologia para a cidade. Quanto à digitalização dos serviços municipais, a proposta atuará junto a mais de 7 mil funcionários, que terão condições de oferecer serviços mais eficientes.

PROJETO DE LEI nº 175/2024 (votação)

ADRIANO BRESSAN PP Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Ausente

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

19/11/2024 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo