Voltar para a tela anterior.
A Galeria de Presidentes da Câmara Municipal de Caxias do Sul se ampliou, nesta quarta-feira (13/11), com o descerramento da foto de quem comandou a Casa em 2023: o vereador Zé Dambrós/PSB. A cerimônia de colocação da imagem ocorreu no hall de entrada da Sala de Reuniões da Presidência e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do socialista. Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, compareceu a chefe de gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.
Em nome de todos os parlamentares, o presidente da Câmara em exercício, Adriano Bressan/PP, cumprimentou Dambrós e destacou como valores da atuação política do socialista a transparência, a ética e o desenvolvimento social. “Com grande honra e satisfação, nos reunimos neste ato solene para celebrar e eternizar a memória de um dos homens mais comprometidos com o progresso e o bem-estar de nossa cidade. Este é um momento de grande simbolismo. Não se trata apenas de um retrato, mas de um reconhecimento público de um legado de trabalho e de dedicação que o vereador Dambrós deixa para nossa cidade e para o poder Legislativo”, ressaltou Bressan/PP.
Em seu pronunciamento, Dambrós agradeceu a colaboração dos servidores da Casa e da equipe que lhe acompanhou no ano passado. “Gratidão é mais que um gesto, é uma postura de vida. A política do bem se faz sempre pensando no bem comum. Conduzimos (a Câmara) em 2023 de forma muito serena, apesar das adversidades. Nunca vou me omitir em lutar para melhorar (reduzir) as desigualdades”, disse, ao reafirmar que continuará buscando, por exemplo, mais vagas na Educação Infantil, mesmo que não tenha obtido a reeleição ao Legislativo.
Dambrós listou ações do período em que esteve na presidência da Casa. Entre elas: a publicação do livro que trata dos 60 anos do movimento comunitário e a relação com a esfera legislativa; as viagens a Brasília em busca de verbas para a saúde pública, mais pontualmente para o Hospital Geral; e encaminhamento do projeto de prevenção a incêndios no prédio da Câmara. “Esta Casa precisa realmente representar o povo. Aqui, tem de vir o que a comunidade sente, o que a comunidade pulsa. Vamos sempre tentar fazer o melhor porque a sociedade espera muito de nós”, concluiu o homenageado, pedindo desculpas se, muitas vezes, não conduziu a Casa de forma como deveria ter conduzido.
Na Galeria dos Presidentes, aparecem os políticos que comandaram a Câmara desde que há a contagem por Legislatura, sendo a primeira referente ao mandato de 1948 a 1951, até 2023. Ao todo, com a inclusão da fotografia de Dambrós, estão expostos 60 retratos.
Saiba mais sobre Dambrós
- Nesta XVIII Legislatura (2021-2024), Dambrós cumpre o primeiro mandato como vereador titular, depois de ter obtido 2.294 votos nas eleições de 2020.
- Aos 60 anos de idade, nasceu em São José do Ouro/RS, hoje um território pertencente ao município de Santo Expedito do Sul/RS. Em Caxias, constituiu família e uma atuação no movimento comunitário, além de exercer as funções de músico e radialista.
- Filho de Fortunato Dambrós (in memoriam) e Cecília Dambrós (in memoriam), é casado com Vanessa Varela Rabelo e pai de Anelise e Guilherme.
- Entre 2013 e 2016, Dambrós coordenou o Orçamento Comunitário. Mantém-se envolvido em atividades beneficentes. Há mais de 10 anos, coordena a Rádio Legal, veículo local de comunicação comunitária.
- O vereador já trabalhou como doméstico, em transportadora e em indústria têxtil. Com talento para música, foi compositor e vocalista do extinto conjunto tradicionalista “Os Galponeiros”. Continua com shows, em eventos beneficentes da chamada melhor idade.
Veja também a matéria da TV Câmara Caxias: