Voltar para a tela anterior.
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Covolan visitaram a Câmara Municipal de Caxias do Sul, nas datas de ontem e hoje (07/11), por meio do projeto “Museus, Monumentos e Memórias”, promovido pelo Instituto Bruno Segalla (IBS). Os alunos foram recepcionados pela relações-públicas Cristiane da Fonseca e pelo historiador Eduardo Reis, ambos servidores públicos da Casa.
O principal foco da visita foi a escultura dos Direitos Humanos, do artista e ex-vereador Bruno Segalla, que está localizado no 1º subsolo do Parlamento. O historiador da Casa explicou aos alunos a história e o papel que Segalla desempenhou na comunidade. Além disso, explanou como a escultura exposta no local foi elaborada.
Os servidores presentes guiaram os estudantes pela famosa rampa, onde conheceram os principais setores da Câmara e puderam saber mais do funcionamento e dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Também acompanharam as visitas os educadores da escola Cristiano Fagundes Cemin, Horrana Naichele Morschheiser, Júlia Menegotto de Aguiar e Natália Dallavechia de Col, além dos profissionais do IBS Luana Cristina Muller de Loreto e Mariana Duarte.
O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, tendo sido contemplado pelo Edital SEDAC/LPG nº 10/2023 - Concurso Cultura e Educação, através do Pró-Cultura Rio Grande do Sul, da secretaria da Cultura do Estado e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Sobre o Projeto
O projeto “Museus, Monumentos e Memórias” consiste na realização de oficinas com 10 turmas de estudantes de escolas públicas, sendo três encontros por turma. Na primeira oficina, com o tema "O Meu Tesouro" o projeto busca promover uma reflexão sobre o conceito de patrimônio histórico e cultural. Na segunda oficina o tema é "Nosso Percurso" e nesta etapa é realizada uma visita aos monumentos de Bruno Segalla na cidade. Já na terceira oficina, que tem o tema "Fazendo Arte” é feita uma releitura de monumentos de Bruno Segalla, por meio de projetos artísticos.
Na oficina “Nosso percurso” é realizada uma pesquisa histórica sobre seis monumentos de Bruno Segalla em Caxias do Sul. São eles: Instinto Primeiro, Direitos Humanos, Estátua de Ana Rech, Jesus Terceiro Milênio, Estátua do Padre Eugênio Ângelo Giordani e o Busto do Dr. Henrique Ordovás Filho.
Ao compreender o valor dos museus, monumentos e memórias, os participantes são incentivados a atuar como guardiões do patrimônio local, fortalecendo sua identidade cultural e exercendo a cidadania ativa. Essa conscientização é fundamental para garantir a continuidade e a valorização das histórias e tradições que definem a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.
Sobre o instituto
O Instituto Bruno Segalla (IBS), criado em 2005, é um museu dedicado à preservação, estudo, comunicação e exposição de bens culturais relacionados à vida e obra do artista Bruno Segalla.
Localizado no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o museu é um espaço de promoção cultural, defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural, além de fomentar a educação e a inclusão social através de ações culturais e socioculturais.
O Instituto Bruno Segalla é reconhecido como Ponto de Cultura Estadual do Rio Grande do Sul, promovendo cidadania, diversidade cultural e uma cultura de paz através de seus programas educativos e culturais.