Voltar para a tela anterior.
O festival promovido pelo CETEC UCS – Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá entrar no Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto de lei 138/2024, que aborda o assunto, obteve aprovação na sessão ordinária desta quinta-feira (07/11). A autoria é do ex-vereador Daniel Souza dos Santos/REPUBLICANOS. Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico. Alunos da instituição estiveram presentes ao plenário.
De acordo com o texto, caso virar lei, o CETEC Festival ocorrerá anualmente, durante a primeira quinzena de julho. O autor informa que a iniciativa é promovida desde 1995 e tornou-se o maior festival estudantil de teatro do Estado, configurando-se como resultado de um trabalho integrado que engloba desde a elaboração dos roteiros, figurinos e cenários até a interpretação de personagens, operação de som, iluminação e direção do espetáculo.
Para ilustrar o impacto do evento, Santos mencionou a edição de 2024, com o tema “150 Anos da Imigração Italiana no RS: Um Intercâmbio Permanente”, que convidou a plateia a se envolver em discussões e reflexões sobre como a chegada desses imigrantes, em 1875, moldou as pessoas e seus lugares.
“Nesta edição, os estudantes do Ensino Médio do CETEC UCS – Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) levaram ao palco 17 peças de teatro, além do espetáculo de abertura com os integrantes das aulas de dança, canto, música, ateliê literário, desenho e pintura, cinema e dos esquetes teatrais. Ao todo, cerca de 700 alunos estiveram envolvidos nas apresentações, atuando tanto no palco, quanto nos bastidores”, argumentou o autor.
Santos acrescentou no projeto manifestação da diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, que explanou sobre o tema de 2024, o qual fez uma homenagem à ancestralidade. O então legislador informou, ainda, que, entre estudantes e público, mais de 4 mil pessoas circularam pelo UCS Teatro nas cinco noites de espetáculos deste ano, e os ingressos foram trocados por doações de alimentos. Com isso, foram arrecadadas cerca de duas toneladas de donativos, tendo os seguintes destinos: Banco de Alimentos, Ação da Cidadania contra a Fome e outras entidades.
PROJETO DE LEI nº 138/2024 (votação)
ADRIANO BRESSAN PP Presente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Ausente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Ausente
RAFAEL BUENO PDT Ausente
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim