Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT participou desde domingo (2/11) até o final da tarde de hoje (6/11) do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde em Fortaleza, no Ceará, a convite da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O tema principal das conversas e debates girou em torno das “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”. Foram diversas as questões abordadas, desde a atenção primária, as diretrizes na área, a situação dos consórcios de saúde, os cuidados com a pessoa idosa, entre outros assuntos. O parlamentar também participou de diversas atividades no pré-congresso do evento. Para o vereador, que nos últimos anos presidiu as Comissões da Saúde e da Pessoa Idosa pelo Legislativo caxiense, é fundamental participar destas discussões em nível nacional para ajudar a elaborar políticas em prol da população, principalmente na questão primária e no fortalecendo o SUS, dos trabalhadores da rede, tendo esse olhar e atualizando iniciativas e experiências que vemos em outros estados e municípios.
O vereador comentou aos participantes a concretização do Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa, que está em vias de ser instalado em Caxias do Sul, em parceria com o Hospital Virvi Ramos. A intenção é que o centro seja um serviço intermediário, quer dizer, não um plantão de pronto-atendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades. Assim, vai cuidar de idosos que precisam de atendimento para saúde auditiva, visual, socioassistencial ou psicológico, por exemplo, serviços já existentes no hospital. Em Caxias do Sul, vivem 35.834 idosos homens e 47.380 mulheres, totalizando 83.214 pessoas. No país, são 32,9 milhões de idosos, quase 16% da população - aumento de 56% em relação a 2010.
"Esse local de serviços múltiplos ajudará muito para que o idoso não vá para demandas de alta complexidade, para evitar que precise internar por não ter tratado algo antes. Será um marco na história de Caxias do Sul, segunda cidade do Estado a ter um centro de referência que concentre os serviços", explicou nas conversas.
Rafael Bueno participou de 20 mesas de conversas, debates e momentos de troca de conhecimentos, que serão compartilhados no Legislativo caxiense.
"Pude trocar ideias e contar um pouco sobre a minha trajetória enquanto vereador de Caxias do Sul, já que estou indo para o quarto mandato e sou o parlamentar que mais buscou emendas para a cidade, principalmente na área da saúde, como é de conhecimento de todos. Aliás, 50% das emendas obrigatórias dos deputados têm que ser investidas na saúde, e isso foi pauta do encontro", destacou o pedetista.
Em um momento importante, nesta terça-feira (5/11) Bueno participou do painel "Cuidado à saúde da pessoa idosa no SUS: Desafios para implantação da rede de atenção", que teve a participação de Alexandre da Silva, secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
"Saúde física e mental e questões relacionadas ao idoso. São temas fundamentais e que precisam de total atenção dos órgãos públicos", enfatizou Bueno.