Voltar para a tela anterior.
As atividades do Outubro Rosa, promovidas pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, foram encerradas na noite desta quarta-feira (30/10) com a palestra da micropigmentadora Andréia Ferreira, reconhecida mundialmente pelo trabalho de tatuagem de aréolas realistas em mulheres que enfrentaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. O evento foi organizado pela presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB.
Na abertura, a presidente do Legislativo destacou a importância de resgatar a autoestima e a autoconfiança das mulheres. “Além de cuidarmos da saúde, é igualmente importante cuidarmos da nossa essência, da autopercepção e do amor-próprio.” E acrescentou: “a reconstrução de aréolas e mamilos realistas com micropigmentação é um processo que devolve à mulher a naturalidade de se olhar no espelho e se reconhecer.”
Durante o encontro, Andréia conversou com o público sobre a importância do apoio da família e dos amigos na luta contra o câncer e enfatizou o poder transformador da autoestima. “Após a sessão, quando essas mulheres se olham no espelho, sinto que devolvo a elas uma parte do corpo. Esse momento é de renovação do amor, da autoestima e da vida. Eu fico muito emocionada.”
A plateia, composta por homens e mulheres, ainda teve a oportunidade de acompanhar ao vivo o retoque de uma micropigmentação de aréolas. Antes do procedimento, a paciente, emocionada, relatou a importância do trabalho da profissional, uma referência mundial, e afirmou ter resgatado a autoestima após a micropigmentação.
“A Andréia me devolveu a vida. Ela devolveu o amor. Ela devolveu a alegria de ver o local do qual eu amamentei meu filho”.
O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que só em 2024 serão diagnosticados 73.610 novos casos no Brasil.