Voltar para a tela anterior.
O projeto de lei nº 51/2024, que pede a inclusão do Dia Municipal da Conscientização sobre o Climatério, foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (24/10). O PL é de autoria da vereadora Rose Frigeri/PT e, para se tornar lei, fica pendente da sanção do prefeito. Se for sancionado, o dia será realizado anualmente, no dia 18 de outubro.
Conforme o documento, o Climatério é definido como uma fase de evolução biológica na vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo, para o não reprodutivo. A fase é caracterizada por alterações menstruais, físicas, ósseas, cardiovasculares e psicológicas, afetando o bem-estar e a qualidade de vida da mulher. O ofício destaca que o dia tem como objetivo conscientizar a população e o Poder Executivo acerca do tema, para que as mulheres entendam da fragilidade que o período traz.
O período é dividido em três fases, sendo a perimenopausa, antecedendo a chegada da menopausa. É onde ocorrem as mudanças endocrinológicas, clínicas e biológicas marcada por uma queda do hormônio estrogênio. A menopausa, reconhecida quando a mulher apresenta ausência da menstruação por 12 meses consecutivos. E a pós-menopausa, fase em que é fundamental que a mulher se mantenha saudável, evitando complicações de saúde relacionadas com a pós-menopausa.
DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI nº 51/2024
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Ausente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Ausente
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Ausente
MAURÍCIO SCALCO PL Não Votou
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Presente
RICARDO ZANCHIN NOVO Não Votou
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Não Votou