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Na manhã desta quarta-feira (23/10), a Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu a visita de quatro participantes, crianças e adolescentes do Vielas Espaço Cultural. A atividade serviu como uma oportunidade para apresentar as funções do Poder Legislativo para os jovens, tanto quanto o espaço em que esse poder é exercido.
Calvin Martins de Macedo, 13 anos; Lara Martins de Macedo, 8 anos; Peterson Candido Castelo Branco, 10 anos e Ryan Toledo Velasque, 11 anos, estiveram acompanhados pela professora e graduanda em Pedagogia, Maiara Franz Pauletti. O grupo foi recebido pelo historiador da Casa, Eduardo Reis, que contou um pouco da história do prédio da Câmara. Também encontraram a vereadora Estela Balardin/PT, que também frequenta o Vielas.
Em seguida, desceram ao plenário Nadyr Rossetti, onde puderam simular a prática de vereador diretamente da tribuna, apresentando as propostas para uma Caxias melhor. Os quatro propuseram a criação de campos de futebol, abertos para demais crianças, nas comunidades. Após, apreciaram a obra ‘Direitos Humanos’, de Bruno Segalla, disposta no Espaço Cultural Mário Crosa, localizado no subsolo da Casa. Na ocasião, ouviram sobre a importância de garantir o direito à vida para todos.
Também visitaram os canteiros da parte externa onde são cultivadas as parreiras que emolduram a fachada do prédio. Encerrada a atividade, posaram para uma foto coletiva no jardim que fica em frente à Casa.
Sobre o Vielas Espaço Cultural
Está localizado no Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, sendo um espaço independente e focado, principalmente, nos laços de pertencimento dos moradores, numa espécie de identidade comunitária. Iniciou atividades no final do ano de 2021, por iniciativa do gestor Fernando Morais, com a missão de trabalhar na realização de ações que forneçam acesso à informação e ao desenvolvimento humano e social.
Em outubro de 2023, foi elevado ao título de utilidade pública do Município, abrindo espaço para a participação de projetos e parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações.