Voltar para a tela anterior.
Os 23 vereadores titulares da XIX Legislatura (2025-2028) foram empossados na Câmara Municipal de Caxias do Sul em sessão solene de instalação, nesta quarta-feira (1º/01/2025). Também assumiram oficialmente, durante a cerimônia, o prefeito reeleito, Adiló Didomenico/PSDB, e o vice-prefeito, Edson Néspolo/UNIÃO. Ainda na solenidade, houve escolha da Mesa Diretora 2025, que será conduzida pelo parlamentar Lucas Caregnato/PT, e das comissões permanentes, com respectivas presidências. Já, na prefeitura, ao lado do Parlamento, aconteceu a nomeação do secretariado municipal, incluindo quatro vereadores que pediram licença do Legislativo. Diante disso, quatro suplentes assumiram as vagas, nesta tarde.
De acordo com o Regimento Interno, a cerimônia na Câmara foi conduzida pela parlamentar mais velha, Rose Frigeri/PT, de 61 anos. O vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS secretariou os trabalhos na Mesa Diretora. Da tribuna, os políticos prestaram o seguinte juramento: “Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul, defender a autonomia municipal e exercer, com honra, lealdade e dedicação, o mandato que me foi conferido pelo povo”.
Legisladores, chefe do Executivo e vice apresentaram cópia do diploma de eleitos fornecido pela Justiça Eleitoral e da declaração de bens. Os discursos neste rito se concentraram na voz do vereador mais votado, Hiago Stock Morandi/PL, que conquistou 11.304 eleitores, e do prefeito Adiló.
Segundo Hiago, pela diferença ideológica, o plenário deverá sediar muitos debates, mas o foco central, para o bem da democracia, deverá ser a cidade e as demandas e dores da sociedade. “Infelizmente, a população está desacreditada da política e cansada dos mesmos resultados de sempre. Carregamos a responsabilidade de mudar isso. Cabe a nós, vereadores, trabalharmos pela cidade, e não por interesses pessoais, nunca esquecendo os valores para se conviver em uma sociedade com harmonia, prezando pelo diálogo e honrando nossa constituição, em especial o artigo quinto, que garante nossa liberdade de expressão”, afirmou. Ao levar a bandeira do município na tribuna, o liberal disse amar desafios a exemplo deste que assume ao ocupar uma cadeira legislativa. “Entro nessa missão de cabeça aberta e coração acelerado para mostrar muito trabalho e empenho, gerando resultados positivos para nossa cidade: a amada Caxias do Sul”, frisou o parlamentar mais votado nas eleições de 2024 e, até o momento, na história do Parlamento caxiense, agradecendo o apoio da família, da equipe, do partido e dos eleitores.
Em seu pronunciamento, o prefeito reeleito reafirmou a defesa de um diálogo permanente com o Parlamento e o respeito e a independência de poderes. Adiló Didomenico/PSDB também conclamou os vereadores para o compromisso de trabalharem pela democracia e pela paz social, compreendendo o momento pelo qual passa a nação brasileira, “para desarmar os espíritos de radicalismo ideológico que só trazem prejuízos às classes menos favorecidas”. O tucano expressou o desejo de atuar conjuntamente em prol da reconstrução do Estado e do município para recuperar e prevenir desastres climáticos. “Reiteramos o nosso compromisso de entender que o período eleitoral já passou. Temos muito trabalho pela frente e esta Casa, com seu poder fiscalizatório, nos ajudará a melhorar, com críticas construtivas e debates propositivos, para ampliarmos as ações na busca de uma Caxias do Sul cada vez mais humana e desenvolvida”, enfatizou Adiló, desejando um 2025 de harmonia a todos.
Antes e durante a cerimônia, houve apresentações de integrantes da Orquestra Municipal de Sopros, que faz parte da Unidade de Música da Secretaria Municipal da Cultura, tendo como gerente Diego Lunelli. A recepção foi feita pelo Trio de Jazz da Orquestra, com os músicos André Luiz Hens, Tiago Fernando Andreola e Roberto Scopel. Os hinos foram cantados pelos integrantes do Coro Municipal: Babi Berti, Dhembla Araújo, Diogo Oliboni, Elias Cabral, Giovana Sumihiro e Kelen Carminati.
Quatro suplentes assumem
Em razão do anúncio de vereadores titulares para assumirem funções na administração municipal, quatro suplentes ocuparam assentos legislativos em sessão extraordinária desta quarta-feira (1°/01/2025). Pediram licença do Parlamento para atuar em cargos no Executivo os legisladores Adriano Bressan/PP, João Uez/REPUBLICANOS, Rodrigo Weber/PSB e Lucas Ribeiro Suzin/PRD. Desse modo, foram chamados e tomaram posse os suplentes: Calebe Becher Garbin/PP, Daniel Souza dos Santos/REPUBLICANOS, Edio Elói Frizzo/PSB e Cristiano Becker da Silva/PRD (respectivamente, nas fotos a seguir).
PODER LEGISLATIVO
VEREADORES EMPOSSADOS PARA A XIX LEGISLATURA (2025-2028) NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL:
NOME*/PARTIDO VOTOS CONQUISTADOS
HIAGO STOCK MORANDI/PL 11304
JOÃO JOCEMAR UEZ PEZZI/REPUBLICANOS 6830
DAIANE MELLO/PL 5034
MARISOL SANTOS SILVA/PSDB 4783
LUCAS CAREGNATO/PT 4213
JULIANO VALIM SOARES/PSD 4157
RAFAEL MALCORRA BUENO/PDT 3883
ESTELA BALARDIN DA SILVA/PT 3821
ADRIANO BRESSAN/PP 3791
ANDRESSA MALLMANN BASSANI/PDT 3491
ALDONEI DOS PASSOS MACHADO/PSDB 3362
RODRIGO WEBER/PSB 3213
RAMON DE OLIVEIRA TELES/PL 3089
WAGNER PETRINI/PSB 3056
EDSON PAULO THEODORO DA ROSA/REPUBLICANOS 2653
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR/PCdoB 2591
ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ/PP 2422
SANDRO LUIZ FANTINEL/PL 2353
PEDRO RODRIGUES/PL 2350
ROSELAINE FRIGERI/PT 2329
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES/PCdoB 2171
LUCAS RIBEIRO SUZIN/PRD 2101
SANDRA BONETTO/NOVO 1814
ASSUMIRAM COMO SUPLENTES VOTOS CONQUISTADOS
CALEBE BECHER GARBIN/PP 2337
DANIEL SOUZA DOS SANTOS/REPUBLICANOS 1246
EDIO ELÓI FRIZZO/PSB 1136
CRISTIANO BECKER DA SILVA/PRD 1091
São 23 titulares neste mandato, incluindo a maior bancada feminina da história, com sete vereadoras
PODER EXECUTIVO
Prefeito: Adiló Didomenico/PSDB
Vice-prefeito: Edson Néspolo/UNIÃO
*Nome descrito conforme relação de resultados do Tribunal Regional Eleitoral/TRE-RS
Confira a matéria especial sobre a cerimônia de posse