Voltar para a tela anterior.
A inclusão do Dia Municipal da Conscientização sobre o Climatério passou pela primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (22/10). O projeto de lei 51/2024 é de autoria da vereadora Rose Frigeri/PT e voltará para segunda discussão e votação em sessão posterior. Se for aprovado, o PL ficará pendente da sanção do prefeito.
Conforme o documento, o Climatério é definido como uma fase de evolução biológica na vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo, para o não reprodutivo. A fase é caracterizada por alterações menstruais, físicas, ósseas, cardiovasculares e psicológicas, afetando o bem-estar e a qualidade de vida da mulher. O ofício destaca que o dia tem como objetivo conscientizar a população e o Poder Executivo acerca do tema, para que as mulheres entendam da fragilidade que o período traz.
O período é dividido em três fases, sendo a perimenopausa, antecedendo a chegada da menopausa. É onde ocorrem as mudanças endocrinológicas, clínicas e biológicas marcada por uma queda do hormônio estrogênio. A menopausa, reconhecida quando a mulher apresenta ausência da menstruação por 12 meses consecutivos. E a pós-Menopausa, fase em que é fundamental que a mulher se mantenha saudável, evitando complicações de saúde relacionadas com a pós-menopausa.